A Ecovila Pau-Brasil é um projeto sustentável e sem recursos externos, situado em uma área de 1,5 hectares. Idealizamos o projeto como um Centro de Educação e Pesquisa voltados para a área ambiental.
A Ecovila, no estado do Rio Grande do Norte, na divisa das cidades Natal e Nísia Floresta, no Ecovale do Pium, cinturão verde da capital, tem na Praia de Cotovelo no litoral sul um sino dos ventos. Quando suas ondas explodem junto às areias, traz a brisa até as nossas faces. Dez quilômentros de Ponta-Negra, 15 km do Aeroporto, este vale deixa a temperatura 4 graus mais baixa no berço da Mata Atlântica potiguar, neste quintal que colocamos nossas ancoras. Muitos pensam só nas praias, mas saibam: a área rural daqui é linda e cheia de lagoas.
Ficamos em Pium, um espaço destinado a refletir sobre os desafios e oportunidades da saúde humana sem uso de remédios. Dialogamos com especialistas as temáticas que levam à reflexão sobre o mundo, tempo, ciência, ética, tecnologia, educação ambiental, agricultura orgânica, homem, mulher, política, respiração, meditação, yoga e alimentação vegetariana, vegana e viva, além de todos os aspectos da vida contemporânea saudável.
Utilizamos técnicas de sistema agroflorestal, permacultura e biodinâmica no manejo orgânico de nossa produção de frutíferas, hortaliças, condimentais, medicinais e ornamentais.
No Passeio Ecopedagógico que oferecemos com agendamento prévio toda terça-feira, das 8h30 às 10h30 você e seu grupo vivem a aplicabilidade da Permacultura, Agricultura Orgânica, Alimentação Vegetariana, Vegana e Viva, Biodinâmica.
No campo da Permacultura, manejamos uma agrofloresta sustentável, dividida em cinco áreas: Horta-Pomar, Jardim-Pomar, Viveiro-Floresta-Mudas, Floresta-Pomar, Eco-Morar. Mantemos árvores nativas da Mata Atlântica, banheiro seco: Húmus Sapiens. Reusamos nossas águas através dos filtros biológicos, do composto orgânico faz parte o lixo orgânico produzido pelo restaurante e estamos em fase de implantação do Banheiro de Acessibilidade Melhor Idade e Banheiro Infantil
Mantendo a educação e o respeito com o meio ambiente, usamos o sistema de coleta de esgoto Fossa Séptica Biodegestora desenvolvido pela Embrapa São Carlos: solução para áreas rurais
Nossa tese básica de sustentabilidade é a diversificação das culturas. Muito diferente do mercado capitalista que através do agronegócio transformou a agricultura em monocultura. Temos um pouco de cada coisa. Parece pouco, mas é muito.
É uma opção para quem quer ter contato com a natureza, ter uma alimentação natural e hospedar-se (A Ecovila tem como objetivo a partir de 2015 possuir acomodações para eventos voltados para atender os interessados em vivenciar uma qualidade de vida natural e orgânica). Temos o propósito de reconstruir nesta pequena área um sistema agroflorestal vital, aproximando o ser humano da natureza, manter a preservação e reintroduzir um equilíbrio ecológico nesta região que passa por um processo de desertificação do solo.
Praticamente tudo que é consumido pelo restaurante é produzido na própria Ecovila. Contando com apenas um funcionário, o sítio é um bom exemplo de que numa pequena unidade rural é possível fazer agricultura familiar de subsistência e sustentável.
No manejo orgânico do sítio que estamos, o trabalho é permanente. Agricultura é observação, tempo, espera, para alimentar o bioma biodiverso como defesa Natural da unidade da vida.
Buscamos permanentemente este ensinamento de Ana Primavesi: Solo Saudável – Planta Saudável – Homem Saudável