Faculdade CESB - Centro de Ensino Superior do Brasil

O CESB é uma instituição em permanente construção, sempre atualizada em benefício da comunidade.

O CESB trabalha com duas premissas que orientam a missão e os objetivos gerais contidos no Estatuto da Mantenedora e no Regimento do ICSH, e o perfil sócio-econômico e cultural da micro-região onde a Instituição está instalada.

O CESB tem por missão formar competentes profissionais e especialistas que participam do processo de desenvolvimento sócio-cultural e econômico da micro-região de Valparaíso de Goiás/GO.

Tem como objetivos: formar profissionais na área das Ciências Humanas e Sociais, em nível superior através de cursos sequenciais, de cursos de graduação e de cursos de graduação e de cursos de pós-graduação; oferecer cursos de especialização, aperfeiçoamento e de extensão na área das Ciências Humanas e Sociais; participar no processo de desenvolvimento regional da sociedade brasileira; promover atividades de iniciação científica ligadas aos cursos oferecidos; estimular a criação cultural e desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo; incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, expandindo o entendimento do homem e do meio em que vive; promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos, que constituem patrimônio da humanidade, comunicando o saber através do ensino de publicações ou de outras formas de comunicação.

Em 12 de setembro de 1998, nasce o Centro de Ensino Superior do Brasil – CESB, mantenedora do Instituto de Ciências Sociais e Humanas – ICSH em Valparaíso de Goiás. Onze educadores acreditaram na possibilidade de intervir no processo de desenvolvimento social, cultural e econômico da região do Entrono do Distrito Federal, com uma proposta educacional inovadora: formar profissionais que, como educadores, atuassem de forma consciente e positiva em prol das comunidades da micro-região. Ao Instituto de Ciências Sociais e Humanas – ICSH, mantido pelo CESB, desde 1999 coube a tarefa de implantar o novo modelo, através de cursos específicos que, apoiado por novos parceiros e com ações diferenciadas e apropriadas a seu meio social e muita ousadia, modificou, em pouco tempo, a relação aluno/Instituição/comunidade com profundos reflexos no trabalho desenvolvido pelos educadores e futuros profissionais.

Os cursos de graduação oferecidos foram:

Pedagogia com habilitações em Orientação Educacional e Supervisão Escolar com mínimo de duração: 04 anos.
Filosofia – Licenciatura duração mínima: 03 anos e meio.
Letras – Licenciatura com habilitação em Português e inglês e respectivas Literaturas com duração mínima de 04 anos.

A população residente na cidade e em seu micro-região se relaciona e depende de Brasília. A cidade de Valparaíso situa-se a meio caminho entre Gama, Santa Maria (DF) e Cidade Ocidental, Novo Gama e Luziânia. O forte fluxo nas estradas em direção a Brasília indica a dependência restrita econômica da região. Sendo pequena a geração de emprego local em relação a demanda. A empregabilidade exige uma diferenciação na formação com maior qualificação.
O ICSH leva em conta essa realidade preocupando com o desenvolvimento de seu projeto de formação pessoal. Seus alunos residem na região e traze todos os condicionamentos – limitações e potencialidades.
Preocupado em manter a qualidade de seus cursos e acompanhando as exigências da legislação educacional, o Instituto procedeu à alteração curricular de seus cursos de Licenciatura em Pedagogia, Filosofia e Letras com vigência para o 2º semestre do ano de 2003.
Após leitura e interpretação das resoluções CNE/CP 01 e 02 de 2002 pelos professores coordenador do Curso de Letras e Direção, entendeu-se a necessidade de adaptação curricular e foi encaminhado documento, em 24 de fevereiro de 2003, que pedia autorização à Direção do ICSH para a realização dos estudos. Em 28 de fevereiro de 2003 a Direção respondeu ao documento dando orientação para prosseguimento dos estudos e reformulação curricular com revisão do ementário.

Após estudos, pesquisa e revisão foi definida a proposta de alteração com as seguintes modificações:

Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional e Supervisão Escolar – 3 anos
Licenciatura Plena em Filosofia – 3 anos
Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Português / inglês e respectivas literaturas.
A disciplina referente ao estágio foi renomeada conforme orientação da resolução
CNE/CP 01. A parte prática que deve ser desenvolvida em cada disciplina foi destacada dentro da carga horária, garantindo o cumprimento continuado da relação teoria/prática em cada componente do curso. Os estudos realizados buscaram privilegiar as demandas regionais mantendo a qualidade dos cursos e o perfil do egresso.
Em 08 de maio foi publicado no Diário Oficial da União o aviso de Alteração da Estrutura Curricular dos cursos de Licenciatura do Instituto de Ciências Sociais e Humanas.

Com a Resolução CNE/CP 01, 15 de maio de 2006 para o Curso de Licenciatura em Pedagogia, que obedece as Diretrizes Curriculares Nacionais para formação inicial no exercício da docência da Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Desenvolvendo a articulação entre conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem de socialização e de construção do conhecimento no âmbito do diálogo entre diferentes visões do mundo. Prevendo o aprimoramento em práticas investigativas, o desenvolvimento de projetos em consonância com os conteúdos aprendidos, o usos de ferramentas educacionais como materiais didáticos e tecnologias.
Metas da instituição são que continue atendendo com qualidade os seus alunos para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura. O CESB/ÎCSH considera que as competências referentes ao comprometimento com os valores inspiradores da sociedade democrática e aquelas relacionadas ao domínio do conhecimento específico e de suas múltiplas facetas em uma visão interdisciplinar são contempladas em seu trabalho diário, na perspectiva da integração da teoria à prática, de acordo com a distribuição de carga horária através de seus projetos interdisciplinares dos alunos resultados de sua prática de ensino.
É papel social da escola e ao domínio do conhecimento pedagógico expressas através do atendimento à comunidade em que a instituição está inserida e das técnicas utilizadas para se alcançar os objetivos educacionais de cada serviço oferecido.
Busca o aperfeiçoamento da prática pedagógica e àquelas referentes ao gerenciamento do processo pessoal de aprimoramento profissional que são desenvolvidas através da criação de portfólios de estágios e de projetos de oficinas, congressos e seminários oferecidos pelos alunos à comunidade local onde diversas competências, além das assinaladas, são trabalhadas e contribuem para o aprimoramento do profissional crítico, reflexivo e atuante.

Tags:
College & University,School,Local Business
Category:
College & University