Ten Marcio Torbes

1º Ten Marcio Torbes, BM/RS criou a técnica de Intervenção em Baixa Luminosidade – LOW LIGHT TORBES

1º Ten Marcio Torbes, BM/RS criou a técnica de Intervenção em Baixa Luminosidade – LOW LIGHT quando constatou que mais de 70% das ocorrências com mortos feridos, incluindo policiais e civis, são à noite ou em ambientes com pouca luz.
O interesse pelas intervenções em baixa luminosidade começou acerca de 15 anos, ao participar de um treinamento da equipe texana da SWAT — o esquadrão de elite da polícia americana. Frente a uma técnica limitada para as necessidades dos policiais brasileiros, começou a estudar para avançar em uma tática própria adaptando os ensinamentos deles para a realidade do Brasil.
Ten Torbes já ministrou este tipo de treinamento em Portugal, onde ensinou as técnicas a agentes da GNR Guarda Nacional Republicana; GISP Guarda de Intervenção e Sistema Prisional; ASAE Guarda de Fiscalização; Polícia Judiciária entre outros.

No Brasil, treinou agentes da tropa de elite mais famosa do mundo, o BOPE do RJ, onde também teve participação no treinamento dos atores e figurantes do filme Tropa de Elite 2; Polícias Militares, Polícias Civis, Polícia Rodoviária Federal, Guardas Municipais, Agentes de Segurança de Tribunais de Justiça, Estaduais e Federais; Exército, Marinha e Aeronáutica, Polícia do Senado em Brasília e agentes de segurança privada de várias cidades.

Somente no ano passado, a contar do mês de maio, o curso foi ministrado para turmas em todo o território nacional e no Uruguay, somando mais de 43 turmas, totalizando 1200 alunos.

De experiências próprias e uma pesquisa intensa, incluindo estudo com psiquiatra e médico especialista em visão, escreveu o Manual de Intervenção em Baixa Luminosidade, onde didaticamente explica passo a passo cada detalhe da sua aplicação.

A técnica vem evoluindo e sendo utilizada em outras áreas do policiamento: tiro tático, defesa pessoal e foi incluída a utilização do cão policial em presídios e local confinado, zerando o risco de policiais e apenados mortos ou com ferimentos graves em situação de confronto, rebelião ou revista de galeria.

Disseminar a técnica que é inovadora, de forma acessível, a todos que trabalham na segurança do cidadão, passou a ser o seu propósito de vida. Acredita que desde o policial mais novo, que trabalha no policiamento ostensivo até aquele que é especialista em grupos de operações especiais precisam se apropriar da técnica, pois ela pode garantir a preservação da sua vida e a de terceiros.

O curso de LOW LIGHT – Técnica Torbes é único e exclusivo, pois não há nada parecido no mercado que trate das operações de risco em ambientes escuros. Situações estas que normalmente não fazem parte do cotidiano de treinamento nas escolas de formação e aperfeiçoamento de agentes de segurança.

Tags:
Book,Degree
Category:
Book