Página Oficial do 20º Batalhão da Polícia Militar da Bahia- Paulo Afonso. PM e Comunidade na Corrente do Bem!
Com sede na cidade de Paulo Afonso-BA, o 20º BPM tem sua Área de Responsabilidade formada por 13 (treze) municípios da 10ª Região Administrativa do Estado da Bahia, levando paz e tranquilidade às cidades de Paulo Afonso, Glória, Macururé, Rodelas, Santa Brígida, Jeremoabo, Coronel João Sá, Pedro Alexandre, Sítio do Quinto, Abaré, Chorrochó, Novo Triunfo e Antas. Possui uma área de abrangência de aproximadamente 21.000 Km², proporcionando segurança pública a uma população estimada em 300.000 habitantes.
A 10ª região possui algumas características específicas que a distingue das demais do Estado: banhada pelo rio São Francisco, possui o maior complexo hidrelétrico do Brasil; faz divisa com os Estados de Pernambuco, Alagoas e Sergipe formando uma aglomeração única de povos e culturas diferentes. Possui uma formidável Reserva Ecológica no Raso da Catarina e está inserido em um território marcado por grandes desigualdades sociais.
O 20º Batalhão de Polícia Militar é originário do 4º Pelotão da então 3ª Companhia PM com sede na cidade de Cipó, que à época pertencia ao 4º Batalhão de Polícia Militar/Alagoinhas.
Em 1976, o então Pelotão, foi transformado em 4ª Companhia, ainda vinculada ao 4º Batalhão, sediado em Alagoinhas.
Em 14 de junho de 1995 “O GUARDIÃO DA CAATINGA” se desvinculou do 4º BPM tornando-se a 2ª Companhia Independente PM, através do Decreto Estadual nº 4.387. Em 22 de novembro de 1996, através do Decreto Estadual nº 5.983, a 2ª CIPM/Paulo Afonso foi transformada no 20º Batalhão de Polícia Militar, tendo como seu primeiro comandante o então Major PM Humberto Alves de Carvalho, o qual foi nomeado Patrono da Unidade.
Além de executar o policiamento ostensivo em diversas modalidades, o 20º Batalhão também se destaca com a realização de diversas atividades voltadas para o social, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD – que consiste em uma ação conjunta entre o Policial Militar, Professores, especialistas, estudantes, pais e a comunidade em geral, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a prática de violência entre os estudantes. O Projeto Superação traz uma nova perspectiva para centenas de crianças com deficiências que encontraram na equoterapia uma oportunidade única para vencer as barreiras e conseguir uma melhor inserção na sociedade.
Atualmente, “O GUARDIÃO DA CAATINGA” é comandado pelo Ten Cel PM Bruno Lopes Sturaro, e conta com um efetivo de aproximadamente 570 Policiais Militares que realizam com excelência a missão constitucional de preservação da Ordem Pública, protegendo o cidadão, mesmo com o risco da própria vida.