Sua Proteção é o Nosso Compromisso.
Histórico do 3º BPM
O 3º Batalhão de Polícia Militar, instituído pelo Decreto Estadual n° 3.277, de 18 de julho de 1958, tem como sede o município de Pato Branco.
Com 58 anos de existência, o 3° Batalhão é uma das unidades mais antigas da Polícia Militar do Paraná acompanhando o desenvolvimento do Sudoeste do Estado ao longo dos anos.
A primeira configuração do 3° Batalhão atribuía como responsabilidade territorial a região Sul do Estado até o extremo Oeste, desde o município de União da Vitória até Foz do Iguaçu.
A partir do ano de 1977, houve nova modificação da área operacional do 3° Batalhão, permanecendo a 1ª Companhia sediada em Pato Branco, a 2ª Companhia em Francisco Beltrão e a 3ª Companhia em Santo Antônio do Sudoeste, quando a responsabilidade de policiamento passou aos 42 municípios do Sudoeste.
Após mais de trinta anos, em 2010, com a nova reestruturação da Polícia Militar do Paraná, quando foi criado um Batalhão específico para atender a região de Francisco Beltrão, o 3° Batalhão passou a ser responsável por 16 municípios, sendo que as suas Companhias, em número de três, ficaram estrategicamente localizadas em Pato Branco, Palmas e Coronel Vivida.
A população atendida pelo 3° Batalhão é de aproximadamente 274 mil habitantes.
O efetivo de que dispõe para a realização da sua missão é composto por Policiais Militares que realizam policiamento nas áreas urbana e rural, fiscalização de trânsito, aplicação de cães farejadores com presença em eventos e operações, equipes ROTAM com treinamento especializado, policiais da equipe CANIL com especialização internacional e agência local de inteligência atuando principalmente no combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas.
O atual comandante do 3° Batalhão de Polícia Militar é o Tenente-Coronel Robertinho da Luz Dolenga.
Sabedor da importância da segurança e do bem-estar da população do Sudoeste do Paraná, o 3º Batalhão desenvolve as suas atividades tendo como base o lema:
“Sua proteção é o nosso compromisso”.