ABADÁ-CAPOEIRA
Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira
ABADÁ-CAPOEIRA
Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira
A capoeira representa um patrimônio da cultura brasileira e, segundo a UNESCO, patrimônio cultural da humanidade. É a síntese de movimentos e gestos corporais de culturas africanas que durante os últimos três séculos tem feito parte do cotidiano urbano nacional.
Nos últimos 40 anos houve o reaparecimento efetivo da capoeira no cenário nacional e, em especial, no estado do Rio de Janeiro com o surgimento da ABADÁ CAPOEIRA. Tornou-se importante ferramenta sócio-educativa, difusora de uma cultura legitimamente nacional e da língua portuguesa em outros países por meio de suas músicas e instrumentos musicais.
A ABADÁ CAPOEIRA é uma entidade de utilidade pública sem fins lucrativos, que difunde a cultura brasileira através da capoeira, desde 1988, ano de sua fundação pelo capoeirista mundialmente conhecido José Tadeu Carneiro Cardoso, o Mestre Camisa. Está fundamentada nos ensinamentos de Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba, criador da Capoeira Regional, com elementos influenciados também da Capoeira Angola, unindo-as para considerar a capoeira como um todo.
Tem como filosofia a elevação do nível técnico do ensino e aprendizagem da capoeira, tendo-a como valioso recurso pedagógico, artístico e cultural, objetivando, entre outras coisas, a profissionalização do capoeirista e resgate do valor do Mestre de Capoeira como produtor e transmissor de cultura e vivências. Acredita na formação de valores humanos e éticos baseados no respeito, na socialização e na liberdade. A capoeira é, e sempre foi uma arte ancestral e futura.
Com o profundo interesse de desenvolver a capoeira na cidade e região, em 1998 inicia-se o trabalho da ABADÁ-CAPOEIRA em Vassouras-RJ por Adenilson Avellar dos Santos, atualmente conhecido como Professor Sombrão, sob a supervisão de Mestre Camisa, do Rio de Janeiro, por intermédio do saudoso Professor Boa Viagem, de Volta Redonda. Entre idas e vindas aos treinos do Mestre Camisa e eventos da ABADÁ-CAPOEIRA, o Professor Sombrão formou alunos que hoje dão aulas em vários estabelecimentos de ensino e promovem projetos sociais em diversas cidades da região do Médio Paraíba.
A cidade de Vassouras encaixa-se perfeitamente no contexto da capoeira, diante de sua história, conhecida primeiro como “Princesinha do Café” e depois como “Cidade dos Barões”, onde a produção cafeeira movida pelo trabalho escravo, remete hoje em dia história e cultura, como a capoeira.