Em 20 de janeiro de 1977, foi inaugurado o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.
Idealizado como um moderno conceito de instalações aeroportuárias e de proteção ao voo, a inauguração de um novo Aeroporto era necessária para descongestionar o tráfego aéreo cada vez mais intenso nas suas pistas. Além disso, o acompanhamento do desenvolvimento tecnológico das aeronaves da aviação comercial em todo o mundo se fazia fundamental.
Com todo esse crescimento da aviação comercial no Brasil, já em 1992, foram reformadas todas as instalações deste terminal. Essa ampliação, que aumentou a capacidade do terminal para sete milhões de passageiros ao ano, coincidiu com o início das obras do Terminal 2. O novo saguão, um dos mais modernos da América Latina, com capacidade para atender oito milhões de passageiros ao ano, foi inaugurado em 20 de julho de 1999, possibilitando que o Aeroporto ultrapassasse o dobro da sua capacidade.
Até hoje o complexo aeroportuário do RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim se mantém entre os maiores. Tem a maior pista de pouso e decolagem do Brasil, é um dos mais modernos e bem equipados terminais de logística de carga da América do Sul.