A APAE presta serviços nas áreas de educação, saúde e assistência social para pessoas com deficiência intelectual, desde recém-nascidos até terceira idade.
A APAE Santo André é uma instituição sem fins lucrativos, não governamental, que presta serviços nas áreas de educação, saúde e assistência social para pessoas com deficiência intelectual, desde recém-nascidos até a terceira idade.
Atualmente, são realizados 1.200 atendimentos entre pessoas com deficiência intelectual e múltipla e seus familiares, através de profissionais das áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e diversos outros profissionais altamente capacitados.
Principais Atividades Desenvolvidas
- Programa de estimulação de crianças de 0 a 9 anos que atua em parceria com a família na orientação técnica, e visa prover aos assistidos elementos básicos para que comecem a ter condições de ganharem uma melhor formação e autonomia básica.
- Programa de formação para o trabalho voltado aos pré-adolescentes e adolescentes que oferece condições favoráveis para aquisição e desenvolvimento de habilidades sociais, competências, independência e autonomia.
- Programas de oficinas ocupacionais voltados aos usuários com necessidades de apoio pervasivo e extensivo que demandem maior supervisão em suas atividades.
- Programa de oficinas profissionalizantes e de encaminhamento para o mercado de trabalho oferecido a jovens e adultos.
- Programa para a terceira idade que visa estimulação, orientação e manutenção das habilidades já adquiridas.
- Programa voltado para a família que envolve capacitação para geração de renda, apoio para o fortalecimento dos laços familiares e inclusão digital.
Público Alvo e População Assistida
A APAE atende permanentemente cerca de 1.200 pessoas. Os assistidos diretos, que são aproximadamente 420 pessoas com deficiência intelectual e múltipla, e cerca de outras 800 pessoas que são os seus familiares e tutores que recebem orientação técnica, treinamento, amparo psicológico e assistências sociais diversas, os quais são denominados assistidos indiretos.
São pessoas de todas as faixas etárias – recém-nascidos, bebês, crianças, jovens, adultos e terceira idade. Através de suas ações a APAE promove o desenvolvimento global das potencialidades dos portadores de deficiência, levando em consideração suas individualidades e o direito do exercício de plena cidadania. Os trabalhos são desenvolvidos visando proporcionar aos portadores de deficiência intelectual e múltipla, seu bem estar e a sua inclusão social.
Os atendimentos são feitos de forma gratuita. Devido às suas condições financeiras, a APAE encontra-se incapacitada de expandir seus atendimentos, e assim assistir a demanda reprimida atualmente existente. Entre crianças, jovens e adultos especiais, o número alcança mais de 100 pessoas. São cidadãos especiais que necessitam receber atendimento, mas que não estão sendo acolhidos pela APAE, dadas as circunstâncias financeiras da entidade, que a impossibilitam ampliar sua estrutura.