A Associação de Artesãos de Novo Airão (AANA), formada por integrantes de diferentes etnias indígenas, tem como objetivo divulgar o trabalho manual.
A associação surgiu em 1996, com o intuito de gerar renda para os moradores locais a partir do trabalho manual. Usamos como matéria prima o arumã, talo de abacaba e cipó ambé. Temos parceria com a Fundação Vitória Amazônia e ICMBio. Temos hoje 23 artesãos trabalhando, tirando renda da confecção do artesanato. São trabalhos que enriquecem a matéria prima, que valorizam o produto do artesão e que a gente tem grande orgulho de estar desenvolvendo.
Além de gerar renda aos moradores daqui de Novo Airão, também geramos renda para comunidades ribeirinhas que são os nossos coletores. Temos também artesãos em São Gabriel da Cachoeira.
Tentamos abranger grande diversidade de produtos para quando o cliente, turista brasileiro ou estrangeiro, chegar ele possa encontrar artesanatos com fibras de um acabamento perfeito, que o agrade e possa ser visto como uma lembrança daqui de Novo Airão.