Projeto de extensão da UNESP de Bauru que tem como foco de estudo o bambu e suas possibilidades, bem como a transferência desse conhecimento para a comunidade de Bauru e região de forma crítica. Acesse: www.taquaraunesp.blogspot.com.br
No início de 2009 surge, dentro do Projeto Bambu, o Grupo Taquara com o intuito de combinar as informações técnicas com a atividade criativa dos alunos envolvidos para a produção de um material teórico e crítico a respeito do uso do bambu como matéria prima para artesanatos, utilitários, mobiliários e estruturas leves e pesadas.
Composto, inicialmente, apenas por alunos dos cursos de Arquitetura e Design da FAAC, atualmente conta também com membros dos cursos de Relações Públicas, Educação Artística e Engenharia de Produção.
A união da teoria e da prática (através de ações extensionistas) vem despertando o interesse de empresas e órgãos de subsídio a projetos que promovem disseminação da sustentabilidade. Através da participação de editais, o grupo têm se tornado visível a esses órgãos, possibilitando a captação de recursos para investimentos em infra estrutura de pesquisa e também para ações extensionistas com os assentados.
O Projeto Taquara, da UNESP Bauru, tem como princípio o estudo do bambu e suas possibilidades. Uma iniciativa dos alunos buscando alternativas sustentáveis.