Caieiras: rede de memórias
“Caieiras: rede de memórias” é um projeto de extensão da AEV/FAESA em parceria com a Secretaria de Cultura da prefeitura Municipal de Vitória (SEMC/PMV). O projeto envolveu alunos de todas as habilitações do curso de Comunicação Social e teve como objetivo registrar o cotidiano da Ilha das Caieiras, seus moradores, suas histórias, saberes e fazeres, a fim valorizar a identidade local e preservar a cultura da região. O resultado da atividade foi apresentado no Museu Histórico da Ilha das Caieiras e contribuiu para o acervo imagético do museu. Em 2012, parte do documentário foi apresentado na Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.
A Ilha das Caieiras faz parte do mapa do Espírito Santo desde 1878, mas sua ocupação ocorreu somente a partir da década de 20 do século passado, época em que funcionou como ponto de apoio para os canoeiros do Rio Santa Maria da Vitória, cuja foz situa-se em frente à Ilha, e nas atividades da fábrica de cal extraído de ostras.
Situada a noroeste da Ilha de Vitória, com uma população de 1845 habitantes, a Ilha das Caieiras não é uma ilha rodeada por água, e, sim, por uma rua: Felicidade Correia dos Santos, nome da mãe de nove moradores que chegaram à região, de canoa, em 1935. Seis deles ainda moram ali e são personagens do projeto. Vários moradores moram na Ilha há mais de 60 anos. Muitos criaram seus filhos, netos e, agora, bisnetos e são detentores da história oral da região, histórias que se entrelaçam como os nós de uma rede.
O projeto teve início em maio de 2011, a partir do convite de Patricia Bragatto, Gerente Regional de Patrimônio Histórico e Cultural da Prefeitura Municipal de Vitória, para realizar uma exposição no Museu Histórico Manoel dos Passos Lyrio, conhecido popularmente como Museu do Pescador. A proposta da exposição com o jornal e o vídeo documentário foi elaborada pela professora Zanete Dadalto e aprovada pelas Instituições parceiras.
Na segunda quinzena de maio, os alunos do 3° período de Jornalismo da FAESA iniciaram a produção de uma reportagem fotográfica para a edição de Jornal Tendências como trabalho final da disciplina de Fotojornalismo. Para isso, realizaram pesquisas sobre o tema, viram uma apresentação com fotografias da região, realizada em 2009, pelos alunos da disciplina de Fotografia e assistiram ao vídeo documentário “Ilha das Caieiras: suas histórias”, realizado pelas das alunas Patrícia Meneguelli e Natalia F. de Abreu, em 2000, como TCC do Curso de Jornalismo da FAESA. Essa estratégia deu referências para que eles escolhessem um tema de interesse social e jornalístico e elaborassem uma pauta.
Os alunos foram orientados a entrevistar no mínimo duas pessoas sobre o tema, realizar imagens informativas, evitar fotografiass posadas e elaborar vários registros da mesma cena para dar opção à edição, tanto do jornal quanto para a exposição fotográfica. Foi solicitado que na abordagem dos moradores fosse explicado os objetivos do projeto e principalmente que todo o material produzido retornaria para a comunidade.
Durante todo o mês o de junho, os alunos foram a campo, acompanhados da professora Zanete Dadalto, para apuração e realização das fotografias. As imagens identificadas e os textos para a produção Jornal foram entregues no início de julho. A edição do jornal ficou a cargo dos professores Paulo Soldatelli, Valmir Matiazzi e Zanete Dadalto.
A partir das entrevistas com os moradores realizadas em junho, foi elaborada uma relação com o nome de 26 pessoas que moram na região há mais de 60 anos. No mês de julho, durante as férias, alunos de Publicidade e Propaganda foram nas casas desses moradores para produção de fotografias para o álbum de família. Foram retratadas 13 famílias.
Paralelamente, foi feita uma reunião com os moradores para falar sobre a produção do documentário. Na ocasião foi apresentado vídeo “Ilha das Caieiras: suas histórias” e distribuídas cópias de fotografias realizadas por alunos e pela professora Zanete Dadalto. Esse retorno fez com que o grupo entendesse a importância e seriedade do trabalho.
A aluna de Rádio e Televisão (RTV), Lícia Regina Maciel, bolsista do projeto, orientada pelos professores Marcelo Castanheira e Zanete Dadalto, ficou responsável pela produção e edição do vídeo. Nos meses de julho e agosto as imagens foram realizadas pelos alunos de RTV da FAESA. O vídeo registrou o depoimento de 17 moradores, incluindo seu Haroldo, nascido na Ilha das Caieiras, que compôs e interpretou as músicas de abertura e finalização do documentário. No documentário, os moradores mais antigos relatam suas memórias, o motivo de sua permanência e paixão pelo local.
A imagem fotográfica, fixa ou em movimento, é uma importante fonte de informação. Foram produzidas mais de 5.000 fotografias e 10 horas de gravação de vídeo em arquivos digitais. Todo material passou por uma seleção, edição, identificação e indexação e será integrado ao acervo do Museu e disponibilizado para consulta.
Em agosto, a professora Zanete Dadalto elaborou o layout da exposição e fez a seleção das fotografias da exposição. Na edição foi valorizado o potencial informativo, narrativo e plástico das imagens. A Agência Integrada da FAESA criou a logomarca do projeto. A montagem da exposição e o material de divulgação foram realizados pela Secretaria de Cultura da PMV. O Sr. Newton Hermes, o seu Bá, morador nascido na Ilha, cedeu as redes onde foram presas as fotografias expostas.
A abertura da exposição, em 01 de setembro, fez parte da programação dos 460 da cidade de Vitória. O evento contou com a presença de autoridades, representantes da Faculdade, professores, alunos e pais de alunos e, principalmente os moradores que contribuíram para a realização do projeto.
No evento, a comunidade pode conferir o resultado do trabalho e os moradores mais antigos, fotografados para o álbum de família, foram presenteados com uma cópia de suas fotografias num porta retrato. Exemplares do jornal Tendências sobre a Ilha das Caieiras e um folder do projeto foram distribuídos gratuitamente aos visitantes. Cada morador que participou do projeto recebeu um DVD com o documentário produzido, sua entrevista e fotografias realizadas.
A parceria com a Prefeitura Municipal fez com que o projeto se concretizasse da maneira como foi planejado, ou seja, que o Museu fosse simbolicamente ocupado pelos moradores da Ilha das Caieiras através de fotografias e vídeo.
O projeto envolveu alunos de Jornalismo, Publicidade e RTV, proporcionando uma integração entre as habilitações do Curso de Comunicação Social da FAESA e contribuiu para a aprendizagem dos alunos, que puderam vivenciar na prática os conhecimentos adquiridos na academia. O trabalho possibilitou uma metodologia de aprendizagem que despertou o interesse, o envolvimento na produção e desenvolvimento do projeto. A interação dos acadêmicos com os moradores da Ilha das Caieiras desconstruiu o pré-conceito que existia em relação à região e proporcionou uma olhar mais crítico sobre valores e atitudes em relação à sociedade.
O projeto “Caieiras: rede de memórias” é uma forma de produção de conhecimento que deu voz e visibilidade aos moradores da Ilha das Caieiras, transformando-os em protagonistas não só da sua história, mas da história de sua comunidade. É uma contribuição para o resgate histórico e cultural do Espírito Santo.
Ficha Técnica:
Coordenação e curadoria: Zanete Dadalto
Bolsista: Lícia Regina Maciel – aluna de RTV
Professores participantes:
Paulo Soldatelli – Jornal Tendências
Valmir Matiazzi – Jornal Tendências
Marcelo Castanheira - Documentário
Alunos participantes:
Aline Amaral
Ana Carolina Stutz
Bárbara Silvestre
Caco Caldeira
Camila Alomba
Clarice Sgaria
Cristiane Altoe
Cristiano Aleprande
Daniel Romanelli
Danielli Saquetto
Douglas Baroni
Eduardo Freicho
Emanoella Oliveira
Évelin Sala
Fabiana Nunes
Flávio Carvalho
Genadir G'Brier
Karolynne Mendes
Larissa Maestri
Leonardo Rodrigues
Luana Colnago
Lucas Calazans
Lucas Cypriano
Lui Machado
Luiza Medina
Maisa Marianelli
Marcelo Nascimento Reis
Mariana Guedes
Mariana Perim
Mariane Pereira
Marina Panicali
Marjory Toledo
Matheus Brasil
Milena Scarpati
Ormando Neto
Rafael Alcântara
Tatiana Moura
Thaís Tonini
Thamiris Guidoni
Vanessa Calmon
Victor Moronari
Vitor Junquilho
Weslley Sismundo
Participação Especial - Cartiane Martins (entrevistadora videodocumentário)