A Casa das Crianças ( Sociedade Beneficente São João da Escócia), atende mais de 150 crianças e se mantém das doações dos moradores de Rio Claro e região. Você também pode contribuir, acesse: http://casadascriancas-rc.com.br/doacoes.html
A Casa da Criança teve inicio das suas atividades em 1950 com a Sra. Sebastiana de Jesus e Sr. Teinha que comovidos com algumas crianças por não terem onde ficar , passaram a cuidar informalmente delas, dando lhes abrigo, alimentos e muito amor.
Em 1.952, por não possuírem autorização para desenvolver essas atividades as mesmas foram suspensas.
O atual prédio naquela época pertencia a uma senhora chamada Ester e seu esposo que também comovidos com o desejo do casal Sebastiana e Teinha adotaram uma menina e a prática de ajudar as crianças era recomeçada naquele mesmo local.
Para garantir a ajuda a essas crianças órfãs e a legalidade de um pequeno projeto, eles através de contatos e amizades com alguns senhores Maçons oficializaram o Projeto e a Casa da Criança foi registrada como: Sociedade Beneficente São João da Escócia.
Os primeiros diretores foram os Senhores: Professor Chargas e Sr. Varoti.
Em 1973, tomaram posse os diretores:
Adelino Jordão, Domingos Leonardo e Davi Amblati.
E para completar a equipe de profissionais que auxiliavam nas tarefas diárias, neste mesmo ano foi contratada a Senhora Agripina de Oliveira Ribeiro como Técnica em Enfermagem que auxiliava o Dr. Miguel Dias Duarte, médico responsável por todas as crianças.
A Senhora Agripina até hoje está na Casa das Crianças e passou por todas as fases contribuindo muito para o crescimento desta Instituição.
Em 1.973 a casa atendia em torno de 60 crianças órfãos de pai e mãe e eram totalmente assistidas pela Casa.
A Casa neste período atuava como orfanato e acolhia crianças de diversas situações entre as quais as que eram encaminhadas pela justiça e principalmente por pais que abandonavam na própria porta do orfanato.
As crianças moravam na casa e estudavam, brincavam, trabalhavam com atividades domesticas leve e aprendiam uma profissão.
O tempo de permanência neste local era até os 21 anos.
Muitas crianças permaneceram por muitos anos na Casa, se formaram, têm profissões, alguns até médicos e outros que estão morando fora do Brasil.
Já em 1980, havia 95 meninos e o orfanato não era mais misto como anteriormente.
Havia naquela época escalas para cada criança e o ritmo continuava com: Trabalho, estudo, brincadeira, reforço escolar, jogos de tabuleiros e gincanas de futebol.
Nos anos que seguiram a rotatividade de crianças era grande devido ao grande número de processos de adoções que surgiu nesta época e era realizada por moradores de Rio Claro, região e até de outros países com instruções Jurídicas.
Em novembro de 1993, o último menino deste sistema deixou a Casa das crianças, por livre espontânea vontade: Sr. José Carlos dos Santos.
Em 1996 Sr. Davi Amblanti – faleceu deixando muita saudade a todos.
Já em 2006 a com uma nova diretoria: Srs. Josué Jardim, foi implantado um novo conceito de casa das crianças e a mudança de Orfanato para o Projeto de atendimento em horários alternados aos da Escola, mesmo por que já em paralelo era feito também esse tipo de assistência.
Desde então a Casa da Criança, passou a atender crianças (meninos e meninas) entre 7 e 12 anos.
Em 2010 o Sr. Luis Irikura assumiu a presidência e sua equipe os diretores tem ampla participação nas tarefas, rotinas do dia a dia da Casa.
Atualmente a Casa Conta com o Auxilio da Prefeitura Municipal no sentido de fornecer mão de obra de monitores, professores e coordenadores.
A Casa tem ainda um trabalho de captação de recursos através da sua equipe de Telemarketing.
A Casa conta com um amplo espaço para as atividades de recreação, brinquedoteca, salas de aula para complemento e auxilio dos professores aos alunos, principalmente para fazer suas tarefas e receber reforço escolar.
Conta com sala de TV, refeitório que necessita urgentemente de reformas para melhor acolher a todas as crianças.
A Casa conta com aproximadamente 150 crianças que recebem além de muito carinho, atenção, recebe também alimentação, banho, recreação, fazem uso da Biblioteca, Sala de Jogos e tem acompanhamento escolar.