UNISAL
O Centro Universitário Salesiano de São Paulo é patrimônio da Congregação Salesiana. Denominada Sociedade de São Francisco de Sales, a congregação foi fundada na Itália por São João Bosco, em 1859, com a finalidade principal de trabalhar na formação da juventude.
Dom Bosco foi um sacerdote italiano que dedicou sua vida ao trabalho com os jovens. Seu projeto educativo, denominado Sistema Preventivo, é adotado nas escolas e demais obras salesianas.
Razão, religião e amorevolezza são os valores do Sistema Preventivo, e amorevolezza é o elemento-chave dessa pedagogia. Essa palavra italiana não tem tradução literal para o português e é entendida como bondade, carinho, afeto, amor. Esses valores devem nortear todas as ações dos Salesianos nas escolas e obras sociais que a congregação mantém em quase todo o mundo.
Entre as instituições de ensino salesianas está o Centro Universitário Salesiano de São Paulo, criado em novembro de 1997. Na verdade, o UNISAL nasceu muito antes, e tem suas origens na antiga Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena, inaugurada em março de 1952.
Em 1993, os salesianos criaram as Faculdades Integradas, unindo as faculdades salesianas de Lorena, Americana, Campinas e São Paulo. Quatro anos depois, elas formaram o UNISAL.
O Centro Universitário Salesiano de São Paulo é uma instituição educacional de caráter católico, credenciada pelo Ministério da Educação, por meio de Decreto Presidencial, no dia 24 de novembro de 1997. É mantido pelo Liceu Coração de Jesus, associação civil e religiosa constituída por religiosos salesianos, de caráter educacional, cultural, beneficente, assistencial e filantrópico, fundado em 5 de junho de 1885, com sede em São Paulo.