Centro de Ensino Unificado de Teresina - CEUT | Faculdade de Ciências Humanas, Saúde, Exatas e Jurídicas de Teresina
O CEUT foi idealizado por Hilson Antônio Bona e seus irmãos Alberto Bona Neto, Honório José Nunes Bona, Josias Lucas Leódido Bona, Lina Rosa de Jesus Bona e Zizita Dolôres Bona de Carvalho, com o objetivo de colaborar com ações voltadas ao desenvolvimento educacional do Estado do Piauí, oferecendo uma educação de qualidade em nível de 3º grau.
Em 1989 foi discutido e aprovado o Estatuto Social da Associação, denominado Centro de Ensino Unificado de Teresina - CEUT, entidade de caráter civil, sem fins lucrativos; hoje, de caráter civil com fins lucrativos. A proposta da criação do CEUT foi encaminhada ao Conselho Federal de Educação em março de 1990. Em setembro de 1994, a Faculdade recebeu autorização para o funcionamento do seu primeiro curso, o de Bacharelado em Direito.
Em outubro de 1994, o CEUT realizado o 1º Concurso Vestibular em sua sede provisória na Rua Alcides Freitas, 1879, bairro Marques, em Teresina. As atividades do primeiro ano letivo foram iniciadas com aula inaugural proferida pelo Professor Enoque Cavalcanti, então vice-presidente da OAB/PI, no Auditório "Ministro Reis Veloso" em outubro de 1994, com a presença de docentes, discentes, amigos e famimiliares, dos dirigentes e funcionários do CEUT e demais autoridades convidadas.
Em julho de 1995, o CEUT recebeu autorização para o funcionamento do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis. Dois anos depois, recebeu autorização para o curso de Bacharelado em Administração nas habilitações Marketing e Análise de Sistemas. Mais tarde está última passou a denominar-se Sistemas de Informações Gerenciais. Em 2005, por portaria do MEC, o curso extingui as habilitações sendo denominado somente de Bacharelado em Administração.
Em 1998, foi autorizada a criação de mais dois novos cursos: Bacharelado em Secretariado Executivo e Bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Propaganda e Publicidade. Em novembro de 2003, foi autorizado o funcionamento de duas novas habilitações para o curso de Bacharelado em Comunicação Social: as habilitações em Jornalismo e em TV e Rádio.
O projeto do CEUT é ambicioso. Com sede própria na Avenida dos Expedicionários, 790 - bairro São João, a Faculdade inaugurou duas novas áreas de ensino. Em setembro de 2005 recebeu autorização para a criação do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, primeiro curso na área das ciências exatas.
Em 2006, os cursos na área da ciências da saúde foram autorizados. Bacharelado em Fisioterapia, Bacharelado em Enfermagem e Bacharelado em Nutrição somam-se ao leque de cursos de graduação atualmente oferecidos pela Faculdade CEUT.
O CEUT também preocupa-se com a educação continuada e oferece cursos de especialização nas mais diversas áreas. Sua pretensão é de ampliar suas possibilidades com novos cursos de graduação e pós-graduação, demonstrando todo seu empenho em favorecer a população local e regional.
O resultado do esforço da Faculdade CEUT é reconhecido pelas aprovações dos alunos em concursos públicos, pelo sucesso e desempenho que seus egressos vêm demonstrando nas funções que estão ocupando no mercado de trabalho em nosso Estado e fora dele e ainda pela pirmazia na qualidade dos seus cursos de nível superior refletida em prêmios e reconhecimento da sociedade local e do país.
Estrutura Física
-Auditório
-Biblioteca
-Lab. de Comunicação
-Lab. de Saúde
-Lab. de Computação
-Núcleos de Prática
-Ginásio Poliesportivo
-Juizado Especial Virtual
-Defensoria Pública
-Clínica Escola