APRESENTAÇÃO
O município de Capivari de Baixo localiza-se a uma latitude 28°26’41’’ sul e a uma longitude 48°57’28’’ oeste, estando a uma altitude de 12 metros. Sua população estimada em 2010 era de 21.689 habitantes, com área de 53.165 km².
Capivari de Baixo está situado na região da AMUREL (Associação de Municípios da Região de Laguna) que é composta por 17 municípios, cujo centro é Tubarão.
O município é sede do Complexo Termoelétrico Jorge Lacerda (Tractebel Energia), considerado o maior complexo termoelétrico a carvão da América Latina. O Complexo Termoelétrico pode ser visto ás margens da rodovia BR-101. Capivari de Baixo também é conhecida como a capital termoelétrica da América Latina. Baseado em tecnologias italiana, alemã e tcheca, o complexo termoelétrico também contribui em outros ramos da atividade industrial, como o desenvolvimento da região carbonífera do estado e o incremento da estrada de ferro Dona Teresa Cristina. O Complexo é formado por três usinas térmicas, com potência total de 853 MW. Fazia parte do parque gerador da estatal Eletrosul, juntamente com outras duas usinas térmicas, três usinas hidrelétricas e duas usinas em construção. Todo o parque foi privatizado no segundo mandato da gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso. Segundo o instituto Koëpp, Capivari de Baixo possui clima mesotérmico úmido, sem estação seca e com as quatro estações bem definidas. A temperatura varia de 38°C (janeiro) á 0°C (julho), com média anual de 19°C. A umidade relativa do ar apresenta média de 80%. Os ventos dominantes são quadrante nordeste, porém o vento sul que sopra no inverno atinge maior velocidade.
Tentando buscar respostas e, principalmente, oportunizar atividades em busca desta qualidade a Secretaria da Educação e Cultura do município, por meio do Departamento Municipal de Esporte (DME) propõe, para a Gestão 2017/2020 e, pensando no Capivari de Baixo daqui a 20 anos, implantar projetos a curto, médio e longo prazo para prática da população em geral com profissionais competentes da área do esporte e saúde:
ALVO
1. Propiciar o desenvolvimento das manifestações desportivas educacional, de participação e de rendimento;
2. Valorizar as atividades desportivas e de lazer;
3. Desenvolver atividades visando à obtenção de parcerias, patrocinadores e outros fomentos;
4. Fixar parâmetros para a melhoria das condições de treinamento dos atletas;
5. Aprimorar constantemente a sua própria organização, estrutura e funcionamento.
MISSÃO
Desenvolver uma política de esporte e lazer como instrumento de integração social, promovendo e acompanhando as práticas esportivas.
VALORES
Dinamismo, qualidade, ética, transparência, comprometimento e continuidade.
VISÃO
Ser atuante e participativo nas estratégias, programas e projetos no contexto esportivo e de lazer além de atuar como referência na consolidação esportiva/social, contribuindo para o desenvolvimento econômico e cultural.
Metas e Estratégias
1. Atingir a melhor qualidade de atendimento nos relatórios e deliberações;
2. Estimular a viabilidade econômico-financeira para as atividades de esporte e lazer dos respectivos segmentos;
3. Interagir com os segmentos que atuam significativamente no contexto esportivo e de lazer;
4. Estimular programas e projetos esportivos e de lazer visando sua continuidade e inovação;
5. Estabelecer um plano diretor de instalações e equipamentos esportivos aos mais variados centros esportivos;
6. Aprovar os regulamentos dos Jogos Oficiais;
7. Elaborar e executar em colaboração com os segmentos, os planos de construção e a melhora das instalações esportivas.