Fé e Alegria é um Movimento de Educação Popular Integral e Promoção Social cuja ação, impulsionada pela fé cristã, se dirige de forma co-participativa aos setores empobrecidos, principalmente crianças e jovens, privilegiando os grupos discriminados por razões étnicas, culturais, de gênero ou por necessidades especiais.
É um MOVIMENTO ecumênico em atitude de crescimento e busca constante da autocrítica, de forma que seu trabalho e estruturas respondam de um modo dinâmico às exigências e desafios que as necessidades humanas e as demandas sociais nos apresentam.
É de EDUCAÇÃO porque busca a formação de homens e mulheres conscientes de suas potencialidades e da realidade que os rodeia, abertos à transcendência, solidários, conscientes, líderes e comprometidos.
É POPULAR porque opta pelos menos favorecidos e assume a educação como proposta pedagógica e política de transformação junto com as comunidades, para formar cidadãos democráticos capazes de construir qualidade de vida, agentes de mudanças e protagonistas de seu próprio desenvolvimento.
É INTEGRAL porque entende a educação em seu sentido mais amplo, integrando o indivíduo em todas as suas dimensões, possibilidades, capacidades e necessidades.
E é de PROMOÇÃO SOCIAL porque frente a situações de injustiça se compromete na busca de caminhos para sua superação e construção de uma sociedade justa, fraterna, democrática, participativa e humanizadora.
O jesuíta José Maria Vélaz foi o fundador deste movimento há 52 anos (1955), quando coordenou algumas organizações sociais na Venezuela. Fé e Alegria nasceu como uma entidade não governamental de solidariedade social e desde então soma esforços com a sociedade e o Estado na criação e manutenção de serviços educativos e sociais nas periferias das grandes cidades e na realidade rural.
No BRASIL, este trabalho é exercido desde 1981 em quinze estados, através da educação formal e não formal, participação na elaboração de políticas públicas, desenvolvimento comunitário, formação de educadores e comunicação. A Fundação Fé e Alegria é membro da Unesco e da Unicef, reconhecida como de Utilidade Pública Federal e possui o Certificado de Entidade de Assistência Social.
Em VAZANTES, o histórico de Fé e Alegria é breve: sua caminhada registra nove anos de existência, oficialmente constituída como pessoa jurídica. Pode-se dizer que a Instituição foi fruto do Movimento “Vazantes Vive”, uma construção coletiva que envolveu, acima de tudo, a comunidade, unida em prol do bem comum, e que reavivou o Distrito de Vazantes.
Nesse terreno fértil, foi plantada a semente de “Fé e Alegria”, contando, de um lado, com a visão de um filho da terra, o jesuíta Pe. Pedro Rubens, e, de outro, com a experiência da educadora Raimunda Cadó, coordenadora de Fé e Alegria no Rio Grande do Norte.
Projetos Desenvolvidos:
- PROJETO RECRIARTE - REALIZANDO E CRIANDO ARTICULAÇÃO EM REDE: desenvolve ações que objetivam que os mesmos vivam melhor em seu meio social, que atue sobre ele e o transforme; portanto, que desenvolva maior AUTONOMIA e PROTAGONISMO, participando de forma efetiva e transformadora no meio ao qual pertence, que constroem sua experiência e lhe dão significado na linguagem do meio social a que pertencem, entendendo que, na relação com o outro, a pessoa se sente legítima e forte e encontra os recursos dos quais precisa para sobreviver, crescer e realizar-se. Trata-se, portanto, de um SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS ofertado através de atividades intercaladas com atividades lúdicas, de arte e lazer, sempre acompanhadas por um profissional monitor educacional, com conhecimentos e habilidades especificas para trabalhar com as atividades socioeducativas, que estará realizando o monitoramento e acompanhamento da gestão do grupo e de suas atividades com abordagem interdisciplinar, e atividades artísticas, culturais e esportivas que contribuam para o seu desenvolvimento físico, mental e social, quais sejam: aulas de música (flautas e banda de música), inclusão digital, karatê, capoeira, brinquedoteca, dança(quadrilha, ballet), maracatu, xadrez e esporte sendo disponibilizada, ainda, uma biblioteca comunitária para atividades diversas de leitura e pesquisa.
-GALERIA VAZANTES - PÓLO DE CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: Tem como objetivo reunir as iniciativas das diversas atividades associativas, promovendo a consolidação dessas instituições, incrementando o comércio local, favorecendo a formação continuada e dando maior visibilidade à própria comunidade e às pessoas que passam em transporte. Para tal, serão disponibilizados 10 boxes, contemplando as seguintes demandas e perspectivas atuais: COPA; COPAVAZ; COOPERAÇÃO; Produtos de Limpeza; Artesanato e Costura; Associação “Delícias de Poços”; Bazar comunitário, além de dois boxes extras que poderão servir para outras iniciativas da comunidade, a serem negociadas com a Associação comunitária local, bem como com a Prefeitura Municipal de Aracoiaba e um espaço comunitário estilo “praça de alimentação”.
- ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS - APL: trata-se de um projeto que nasce voltado à promoção dos APLs com foco na institucionalização de uma política pública de caráter mais perene, pautada pelo incremento da capacidade competitiva dos espaços produtivos, com inclusão produtiva, aumento da competitividade e desenvolvimento produtivo difuso (industrialização difusa).