Grupamento de Bombeiro de Taboão da Serra Gbcmts

Projeto implantação do primeiro grupamento de bombeiro civil municipal de taboão da serra.

1. FINALIDADE

1.1 Prestar serviços à comunidade, com trabalhos de prevenção e atendimento a situação de emergências e urgências, promovendo assistência a comunidade, empresas e município.

2. APRESENTAÇÃO

2.1 O trabalho que se estenderá durante os 365 dias do ano, cumprindo as 24 horas de cada dia deixando suas guarnições sempre atentas ao atendimento da comunidade de Taboão da Serra, em apoio ao tão estimado corpo de Bombeiros da policia Militar do Estado de São Paulo.

2.2 O Bombeiro Civil Municipal (BCM), deve integrar-se à comunidade, para melhor servi-la. A população deve participar dos problemas atuais e qualquer um pode dar sugestões úteis na busca de soluções.

2.2.1 A integração representa, num sentido mais amplo, a cooperação, a harmonia, a troca de informações, entre uma organização (o GBCM), e do outro lado, um público, a sociedade de Taboão da Serra.

2.3 Os grupamentos de bombeiros civis municipal, vem se apresentando cada vez mais nos município que necessita este tipo de serviço no atendimento a comunidade e empresas, assim sendo os munícipes também se mostram mais receptivos a este serviço municipal, por ter maior viabilidade ao município e estar sobre as normas da administração municipal, e fiscalização do Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo.

2.4 Atualmente o Grupamento de Bombeiro Civil Municipal de Taboão da Serra conta com um efetivo fixo de 60 bombeiros que prestam serviços diariamente para a cidade, onde desde sua fundação vem atendendo diversos tipos de ocorrência, bem como trabalhos sociais , campanhas, cursos de prevenção, projetos como Bombeiro Mirim, apoio a empresas, buscando um maior entendimento da comunidade para o trabalho de bombeiro, bem como métodos preventivos de acidentes no lar através de palestras, métodos preventivos a acidentes de trabalhos, prevenção a incêndios, prevenção a acidentes automobilísticos, entre outros, orientando a comunidade e empresas.

2.5 É importante definir a definição de Bombeiro.

2.5.1 Apresentado na Norma Brasileira - NBR 14608, Instrução Técnica do Corpo de Bombeiro da Policia Militar do Estado de São Paulo - IT 03, Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança.

2.5.2 NBR 14608 – Parágrafo 3º Definições
Para efeito desta norma, aplicam-se as seguintes definições:
- 3.1 Bombeiro Profissional Civil: Elemento pertencente a uma empresa especializada, ou da própria administração do estabelecimento, com dedicação exclusiva, que presta serviços de prevenção de incêndio e atendimento de emergências em edificações e eventos, e que tenha sido aprovado no curso de formação.
- 3.2 Bombeiro Público (militar ou civil): Elemento pertencente a uma corporação de atendimento a emergências públicas.
- 3.3 Brigada de incêndio: Grupo organizado de pessoas, voluntárias ou não, treinadas e capacitadas para atuar na prevenção, abandono e combate a principio de incêndio e prestar os primeiros socorros, de uma área preestabelecida.

2.5.3 Instrução Técnica nº 03/01 ( Terminologia de proteção contra incêndio) – Parágrafo 4º Definições
Para efeitos desta instrução técnica, aplicam-se os seguintes termos e definições.
- 4.63 Bombeiro Profissional Civil: Elemento pertencente a uma empresa especializada, ou da própria administração do estabelecimento, com dedicação exclusiva, que presta serviços de prevenção de incêndio e atendimento de emergências em edificações e eventos, e que tenha sido aprovado no curso de formação, de acordo com norma especifica.
- 4.64 Bombeiro Público (militar ou civil): Elemento pertencente a uma corporação de atendimento a emergências públicas.
- 4.65 Bombeiro voluntário: Pessoa pertencente a uma organização não governamental que presta serviços de atendimento a emergências públicas.
- 4.69 Brigada de incêndio: Grupo organizado de pessoas, voluntárias ou não, treinadas e capacitadas para atuar na prevenção, abandono e combate a principio de incêndio e prestar os primeiros socorros, de uma área preestabelecida.
- 4.295 Plano de auxilio Mútuo (PAM): Plano que tem por objetivo conjugar os esforços dos órgãos públicos (Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Policia, etc.) e brigadas de incêndio e de abandono das empresas privadas, em caso de sinistro.
- 4.319 Profissional Legalmente Habilitado: Pessoa física ou jurídica que goza do direito, segundo as leis vigentes, de prestar serviços especializados de proteção contra incêndio.

2.5.4 Sociedade Brasileira de Engenharia de segurança.
- parágrafos 4º Brigada de Incêndio, 10º Bombeiro Profissional Civil.
- 14 portanto, Fique Por Dentro, a partir de agora não mais podemos confundir o Bombeiro Profissional Civil com o Bombeiro Público Militar ou civil que é a pessoa que pertence a uma corporação de atendimentos de emergência ou ainda o Bombeiro Voluntário/Profissional Público, que é a pessoa pertencente a uma organização não governamental que presta serviços de atendimento a emergências públicas, muito menos com o brigadista de incêndio ( Jaques Sherique).

3. OBJETIVO

3.1 Nossa entidade é uma organização não governamental, que conta com trabalhos de pessoas especificas para tal trabalho voluntário, com acompanhamento da administração pública, auxilio das empresas, mas seguindo as seguintes metas:
- implantar em meio a sociedade o serviço voluntário de atendimento a emergências aparelhado, treinado e organizado para atuar em situações de qualquer natureza;
- trabalhar em conjunto com sistemas de emergência publica em cidades que ofereçam o serviço, visando uma otimização do atendimento;
- desenvolver trabalhos comunitários nas áreas: assistência, saúde, educação, além de promover a cidadania, os direitos humanos e o voluntariado;
- proporcionar aos interessados a oportunidade de fácil acesso ao conhecimento das técnicas de atendimento pré hospitalar, resgate, salvamento e combate a incêndio;
- promover projetos assistenciais, humanitários, saúde publica, com outras instituições;
- ficando ligado ao apoio as empresas em manutenção, trabalhos de bombeiro, treinamentos, etc, bem como recebendo o apoio das empresas e município em equipamentos, manutenção e orçamento ao trabalho que se presta.

4. METAS

4.1 Instalar no ano de 2014 no mínimo 4 (quatro) postos de atendimento , 1 (um) administrativo e 1 (um) de correção interna.
Atendendo no POSTO 1 (incêndio, resgate, salvamento, assistência social, espaço destinado para o conselho tutelar para a guarda de crianças, biblioteca), POSTO 2( resgate), POSTO 3 (resgate, salvamento), POSTO 4 (resgate), SETOR ADMINISTRATIVO, SETOR DE CORREÇÃO INTERNA.

4.2 Espalhados nos pontos críticos e estratégicos do município a fim de um tempo resposta mínimo do chamado até o local de ocorrência.

4.3 Colocando um efetivo de 70 bombeiros civis para atendimento direto a comunidade e empresas.

5. CONDIÇÕES

5.1 Em trabalho em conjunto as empresas, município e comunidade, é possível o desenvolvimento direto do projeto em postos comunitários, mantidos com a ajuda de todos desde sua instalação, manutenção e recursos. Onde um sede o espaço, outro a mão de obra, outro o material e segue-se desta forma.

5.2 Visando que o trabalho de bombeiro no município a cada dia torna-se mais necessário.

5.3 Observando-se a grande escala do município e das empresas, viaturas podem ser recebidas em doação das próprias empresas para a corporação de bombeiros civis de Taboão da Serra, viabilizando o trabalho e aumentando os equipamentos de trabalho, tornando economicamente e socialmente viável para os empresários, visto que existira redução dos seguros e dedução de impostos.

6. INVESTIMENTO

6.1 Tornando-se de forma acessível as empresas, comunidade e município, onde todos devem ter uma participação fica fácil, viável e muito dinâmico o trabalho do bombeiro municipal, visto que todos seriam apoiadores e trariam recursos a tal desenvolvimento, que trará benefícios a todos da comunidade bem como os municípios que circunscrevem nossa área municipal.

6.2 Celebrando convênios com as instituições, administração pública, comércios, moradores, etc.

7. FUNCIONAMENTO

7.1 O funcionamento do GBCM bem como sua atuação seguirá normas já existentes e estabelecidas pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Segurança Pública do Estado e do Município, Ministério da Saúde do Estado, Corpo de Bombeiros da Policia Militar, seguindo as seguintes leis, normas e decretos:

- Constituição Federal Art. 144 – Missão dos Corpos de Bombeiros, Constituição Estadual Art. 148 – Bombeiro Voluntário, Lei Federal nº 9.394/96 – L.D.B., Lei Federal nº 9.068/98 – Serviço Voluntário, Decreto Federal nº 88.777/83 – Missões do CB, Lei Estadual 10220/99 – Bombeiros Voluntários, Decreto Estadual 46076/01 – Regulamento de Segurança contra incêndio das Edificações e Áreas de Risco, Resolução CEB nº 04/99 – Ensino Técnico, NBR 14.608/00 – Bombeiro Profissional Civil / 3.2 Bombeiro Público – (Militar ou Civil), elemento pertencente a uma corporação de atendimento a emergências públicas, NBR 14276/99 – Brigada de Incêndio, NFPA 1001 – Bombeiro Profissional, instruções técnicas de 01 à 38 do Corpo de Bombeiros da Policia Militar, portaria 2048/02 do ministério da saúde, projeto de lei municipal 126/03 seguido da lei municipal 1496/2004 e lei orgânica do município de Taboão da Serra. Ainda necessitado de normas , leis municipais e decreto da lei municipal para o funcionamento do GRUPAMENTO DE BOMBEIROS CIVIS MUNICIPAL DE TABOÃO DA SERRA.

7.1.2 Além de instruções estabelecidas pela administração municipal.

7.2 Treinamentos constantes a órgãos públicos e privados como Corpo de Bombeiros da Policia Militar, Cetesb, Instituto Butantan, Air Safety, ERA – Resgate em Altura, SAMU, Defesa Civil do Estado (CONDEC), e outros.

8. TRABALHO

8.1 Os trabalhos prestados pelo BCM, serão seguidos de fiscalização, inspeção e punição por órgão interno do GBCM (corregedoria interna) a fim de preservar o atendimento de qualidade, integridade de vitimas e locais sinistrados, seguimento das normas e leis existentes, obediência do estatuto e regime interno do GBCM.

8.2 O GBCM, se disponibiliza no apoio a todos os eventos realizados pela prefeitura, câmara municipal, secretarias do taboão da Serra empresas e comunidade.

8.3 Auxiliar as empresas, escolas, comércios, residências, órgãos públicos, bem como qualquer edificação no âmbito de taboão da Serra em vistorias, planejamentos de prevenção e combate a incêndio, comissões internas de prevenção a acidentes, fiscalização e outros que forem necessários.

8.4 Apoio ao departamento de trânsito na regularização dos congestionamentos grandes e no período noturno quando não houver agentes de trânsito na rua e houver problemas de trânsito em tentar organiza-lo.

8.4.1 Apoio a GCM em guardar locais e prestar auxilio sempre que for solicitado pela GCM.

8.4.2 Apoio aos hospitais, pronto socorros e postos de saúde, em transporte de pacientes, apoio a comunidade em transporta-las quando necessário.

8.4.3 Apoio a vigilância sanitária, em suas campanhas e trabalhos.

8.5 O GBCM tem por finalidade executar todos os trabalhos de bombeiro, mas sempre somando ao trabalho do Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo, assim que possuir todos os equipamentos e viaturas necessários para atuação de todo o trabalho de bombeiro, podendo utilizar um telefone de emergência de três ou quatro dígitos , desde que possa cobrir todo o trabalho como: incêndio (prevenção, combate a incêndio, salvatagem, rescaldo, vistoria, urbano e florestal), resgate (primeiros socorros, imobilização, transporte, estabilização), salvamento (aquático, terrestre, altura), atendimento a comunidade, transporte, simulações, treinamentos, procedimentos administrativos, defesa civil.

8.6 O GBCM já presta serviços básicos de salvamento, podas de arvores que ofereçam risco, retirada de abelhas, primeiros socorros básicos, atendimento a acidentes de trânsito com apoio das ambulâncias de Taboão da Serra, combate a focos iniciais de incêndio em residências e todo o trabalho que vem sendo feito em prol a comunidade.

9 EXECUÇÃO

9.1 Compondo a força municipal de segurança pública do município, o GBCM se resguarda ao direito de sua total autonomia e comando interno de suas operações, ficando a disposição do município em suas normas e regras existentes e de segurança pública.

10. CONSIDERAÇÕES FINAIS

10.1 A mudança que vem ocorrendo em outros municípios do Estado de São Paulo, como: Itatiba, Itapetininga, estes dois sendo citados por serem utilizados como referencia aqui em Taboão, como também ocorre em outros estados, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro, etc, como em São Paulo Instituições que prestam estes serviços.

10.2 Encontrando formas de orçamento e legalidades para o crescimento do projeto apresentado e planejado de forma a atender a ampla área social de Taboão da Serra.

Pessoal cadastrado
Pessoal cadastro em nossa instituição entre voluntários e bombeiros mirim atingimos até o presente momento o número de 222 membros, sendo que alguns não estão mais conosco devido ao delisgamento por falta de tempo ou dispensa por não conterem a aptidão mínima necessária.

Pessoal ativo
Em nosso pessoal ativo temos um número de 65 membros, onde encontraremos pessoas formadas em:
Bombeiro Profissional Civil, Resgate, Heliponto, Salvamento em Altura, Salvamento Aquático, Técnicas Administrativas, Proteção Respiratória, Defesa Civil, Auxiliar em enfermagem, Técnico em enfermagem, Enfermagem, Segurança, agente de Segurança, Vigilante, Telemarkenting, Secretariado, Informática, Pronto socorrismo, Vigilância Sanitária, voluntariado, Direito, Psicologia, Equipamentos de Proteção Individual, Anatomia, Educação física, Mergulho, Técnicas Verticais, Montanhismo, Busca e Salvamento, sobrevivência, Comunicações, Manuseio de Animais Peçonhentos, animais Peçonhentos, Soros e Vacinas, Anfíbios, Motivação e Liderança, Sensibilidade em Recursos Humanos, Instrutor de Auto Escola, Produtos Perigosos, Pistola, Portaria, Administração, Adestramento de Cães, Insetos Venenosos, Saúde e segurança do trabalho, Soldagem, Ciclo de Evolução, Prevenção e Combate a seqüestro, Vetores e Pragas.

Conceito
O conceito utilizado para admissão de membros é seguido os seguintes critérios:

Ser alfabetizado, maior de 18 anos, ter conhecimento do termo voluntário, disponibilidade de tempo, no mínimo 1º grau completo, possuir todos os documentos, como: RG, CPF, Comprovante de Residência, atestado de antecedente, Histórico Escolar, Titulo de eleitor, Carteira de Habilitação, Passaport, Histórico Medico, Cardeneta de Vascinação, Exame de Sangue, foto 3x4, foto 5x7, Certidão Negativa de Débitos fiscais, Certificados de Cursos, Credenciais, Carteira de trabalho, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, reservista.
Após entrega dos documentos , preenchimento de ficha e termo de adesão.

Social
Contamos com um departamento social muito abrangente e forte nas áreas de:
Campanhas sociais, culturais e de saúde.
Também abrangemos outros municípios a fim de levar um mínimo de proteção e bem estar social as pessoas carentes.
Defesa
Preocupados com o desenvolvimento no município e implantação de campanhas e projetos verificamos que:
Existe uma necessidade muito grande no estado de alerta em dias de chuvas, apoio ao transito em horários noturno, um tempo resposta mais rápido para chamados de urgências e emergências, além de elaborar todo um plano de prevenção a acidentes no lar e nas ruas, bem como palestras e campanhas.
Planejamento
Temos um planejamento que abrange nossos membros devido ter de se contar com eles 24 horas, onde buscando convênios e terceirização de serviços e uma receita que possa cobrir nossos gastos internos e os membros possam contra com uma ajuda de custo.
Documentos registrados
Certos de um procedimento legal e regularizado nos preocupamos em nos cadastrar em diversos orgãos como:
Receita Federal, Prefeitura, Cartório, Coren, Conselho de assistência social, Conselho da Criança e adolescente, defesa civil, corpo de Bombeiros da Policia militar, vigilância sanitária, entre outros.
Prestação de Serviços

A instituição juntamente com a equipe operacional e administrativa esta apta a prestar os serviços:

Treinamento e formação de brigada de incêndio
Treinamento e formação de Grupos de Evacuação
Pré vistorias para laudos
Laudos Simplificados
Manutenção de equipamentos
Combate a incêndios
Atendimento em atendimento pré hospitalar
Brigadas de prevenção em eventos e empresas
Salvamentos em altura
Salvamentos aquático
Salvamentos Terrestre
Palestras
Campanhas de Saúde
Campanhas de Bem Estar Social
Campanhas de Prevenção
Captura de Animais Peçonhentos
Atendimento a Calamidades Publicas
Apoio a Organização de Transito
Apoio a guarda de Locais

Tags:
Community Organization,Organization
Category:
Community Organization