O maior guia publicitário virtual da cidade de São João de Meriti - RJ.
As terras que conhecemos hoje como São João de Meriti, cortadas pelos rios Sarapuí, Meriti e Pavuna, conhecidas antes como Freguesia de Meriti, correspondiam, nos séculos XVII e XVIII, a um território composto por fazendas e capelas religiosas. Nessa época, a região era um importante produtor de milho, mandioca, feijão e açúcar.
Em 1833, a vila de São João de Meriti passou a integrar a vila de Maxabomba, atual Nova Iguaçu. Em 1947, o município de São João de Meriti foi criado.[8]
No inicio do século XX, a cidade passou a receber inúmeros imigrantes portugueses, italianos, Judeus, Sírios e Libaneses. Dentre as famílias mais tradicionais e abastadas da cidade, destacamos as de Comendador Manuel Antônio Sendas, Valadão, Rasuck,Comendador Benedito Amaro, Telles de Menezes e Comendador Agostinho Francisco Paulucci.
Considerada uma cidade-dormitório, Meriti é cortada pela Rodovia Presidente Dutra, que interliga a cidade a outros pontos do estado do Rio de Janeiro. Formada basicamente por zonas residenciais, Meriti possui alguns centros comerciais: o Centro, Vilar dos Teles (antigamente chamada de "Capital do Jeans"), o Shopping Grande Rio, Coelho da Rocha, São Mateus, bem como outros de menor expressão.
O município é conhecido como "Formigueiro das Américas", pois sua densidade demográfica (número de habitantes dividido pela área em quilômetros quadrados) é uma das mais altas do continente, cerca de 13.024, 56 (hab/km²), segundo dados do IBGE.
Aqui as referências de São João de Meriti dizem respeito à um município do Estado do Rio de Janeiro e não se referem a pessoa viva ou falecida. A expressão acima " Formigueiro das Américas" não deve ser considerada pejorativa.