HISTÓRICO DO IFMT CAMPUS PRIMAVERA DO LESTE
O campus Primavera do Leste foi resultado da fase III do programa de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, anunciada em 16 de agosto de 2011, em cerimônia promovida no Palácio do Planalto. Na ocasião a Prefeitura Municipal de Primavera do Leste assinou juntamente ao Ministério da Educação o termo de compromisso para a doação de uma área de terras para a implantação de um campus do IFMT no Município.
Ainda em 2011, a Prefeitura Municipal e a Câmara dos Vereadores, por intermédio da lei Municipal n° 1.261, de 07 de novembro de 2011, promoveram a doação de 05 (cinco) hectares de terra, localizados na inserção da Avenida Dom Aquino com a Avenida Santo Antonio, no Bairro Parque Eldorado, para a construção de obras do campus IFMT em Primavera do Leste, cuja escritura de doação foi lavrada no dia 05 de Dezembro de 2011.
No dia 22 de fevereiro de 2013, ocorreu uma audiência na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC no Ministério da Educação, na qual a Prefeitura do Município propôs fazer a doação das instalações onde funcionam os cursos da Universidade Aberta do Brasil – UAB, correspondendo a nova área de 2,978 hectares, com 09 (nove) salas de aula, laboratório de informática , biblioteca e área administrativa, com o objetivo de agilizar a instalação do campus Primavera do Leste.
Como o resultado da reunião, a Prefeitura Municipal, com o apoio da Câmara Municipal dos Vereadores, propôs e aprovou a Lei Municipal n°1.338, de 03 de março de 2013, doando essa área de 2,978 hectares.
Totalizando aproximadamente 8mil hectares e 6 mil metros quadrados de área construída.
Ainda em 2013, o campus Primavera do Leste lança seus primeiros editais para a contratação de professores e seleção de alunos para o ano letivo de 2014, com a oferta dos Cursos Técnicos em Eletrotécnica e Eletromecânica Integrada ao Ensino Médio, os Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio em Eletrotécnica, Eletromecânica, Edificações e Informática pelo PRONATEC e, o Programa Mulheres Mil totalizando 345 vagas disponibilizadas para a região.
O campus Primavera do Leste foi criado pela portaria Ministerial n°993, de 7 de outubro de 2013. No dia 13 de Dezembro de 2013, foi realizada a solenidade e lançamento da pedra fundamental da obra, e a aula magna do campus foi realizada no dia 10 de fevereiro de 2014, marcando o inicio das aulas regulares do campus Primavera do Leste.
Em 2015 foram ofertadas 180 vagas em 4 turmas de Cursos Técnicos integrado ao Ensino Médio em Eletrotécnica e Eletromecânica e, a primeira turma de alunos no Curso Superior de Engenharia de Controle e Automação.
Em 2016, o campus ofertou 10 novas turmas, com 360 vagas distribuídas nos Cursos Técnicos em Eletrotécnica, Eletromecânica, Logística e Informática e nos Cursos Superiores de Engenharia de Controle e Automação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. As novas vagas contemplam candidatos que poderão fazer os cursos técnicos integrados ao ensino médio (durante o dia), aqueles que terminaram o Ensino Médio e desejam fazer um Curso Técnico (a noite), e aqueles que querem fazer um curso superior em período integral ou a noite em automação ou informática. Com estas ações, em 2016 o campus do IFMT em Primavera do Leste esta atendendo mais de600 estudantes.
As instalações da obra da sede do IFMT campus Primavera do Leste, onde formam investidos mais de 20 milhões de reais em obras e equipamentos.
Primavera do Leste e o sul de Mato Grosso ganham uma Instituição Educacional federal, pública, gratuita e que pode ofertar ensino médio técnico, cursos superiores e a pós graduação, integrado no seu processo educacional o ensino a pesquisa e extensão.
Este campus nasce com a Missão e com o compromisso de formar profissionais para atuarem na área de tecnologia nos setores da agropecuária e agroindústria.
Para o ano de 2017, serão ofertadas mais 210 vaga para o ensino médio integrado, distribuídas entre os cursos: Eletromecânica, Eletrotécnica, Informática e Logística. Teremos também 120 vagas para os cursos superiores: Engenharia de Controle e Automação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e a 1ª turma de Licenciatura em Química.
Está em andamento o projeto para o curso de Pós Graduação na Área em Educação, com aproximadamente 35 vagas.
Assim, fecharemos o ano de 2017 com aproximadamente 950 alunos matriculados.