Saracá é uma das muitas áreas insulares pertencentes ao município de Limoeiro do Ajuru que se localiza no estuário amazônico, na região do Nordeste Paraense. De acordo com a população local, a ilha se divide em três áreas principais comumente conhecidas por: Saracá de Cima, Saracá de Baixo e Saracá da Costa. A região denominada de Saracá da Costa compreende as comunidades dos “rios" Três Barracas, Igarapé Grande, Caverna e Armândio; o Saracá de Baixo constitui-se pelos rios Paxiba, Cobra e Mata Fome e o Saracá de Cima pela comunidade do Rio Gregório.
No rio Paxiba funciona a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Vilma de Nazaré Mendes que oferta o Ensino Fundamental na modalidade regular e o Ensino Médio que funciona através do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME). Este, no entanto, funciona na Ilha Saracá, mas é vinculado à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jerônimo Milhomem Tavares, localizada na sede do município.
Próximo à escola funciona o Posto de Saúde, antes chamado Posto Saracá e hoje P. S. Maria Ferreira, em homenagem a primeira enfermeira do local. O posto conta com um espaço pequeno e opera com apenas dois técnicos de enfermagem, atendendo casos de pouca complexidade. Em situações mais graves, as pessoas precisam se dirigir ao município de Cametá ou a capital Belém. As principais atividades econômicas da Ilha Saracá giram em torno da pesca e da extração do açaí. Na época do inverno que geralmente corresponde aos meses de janeiro a junho, a atividade de maior predominância é a pesca. Nesse período do ano, a pesca do tipo bloqueio (na comunidade comumente denominada de “borqueio”) é uma das mais praticadas, atraindo grande número de pessoas de diferentes comunidades da ilha. Esse tipo de pescaria geralmente tem por objetivo a captura do mapará (Hypophtalnus marginatus). Conforme Moraes (2007):
Em relação ao outro período do ano, o verão, que corresponde aos meses de julho a dezembro, a extração do açaí (Euterpe oleracea Mart.) figura como a principal atividade econômica desenvolvida pela população de todas as comunidades da Ilha Saracá.
"Texto extraído do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Banca Examinadora com vistas à obtenção do título de Bacharel e Licenciado Pleno em Ciências Sociais de Genisson Paes Chaves".