O BioAustral trabalha pela conservação da natureza através de pesquisas científicas, projetos socioambientais, cursos e apoio à políticas públicas.
A criação do BioAustral surgiu da ideia promover ações para a conservação através da pesquisa científica, projetos socioambientais, educação ambiental e apoio à políticas públicas.
Interessados em investir nessas causas, pesquisadores, estudantes e outros profissionais se uniram e, em setembro de 2012, fundaram o Instituto Biodiversidade Austral. O nome do instituto vêm do latin "australis", que significa “do sul”, Hemisfério que abriga muitos biomas reconhecidos como berços de biodiversidade. No entanto, além de ameaçados, muitos destes sistemas ainda são pouco conhecidos quando comparados ao que acontece com nossos vizinhos do Norte.
Através da nossa atuação desejamos contribuir para a conservação da natureza e melhorar a vida das pessoas. Nossos projetos atendem a diversos grupos sociais: comunidades tradicionais (dentro e fora de Unidades de Conservação), escolas, turistas, comunidade científica, empresas e poder público.