Mandirituba é uma cidade da Região Metropolitana de Curitiba que destaca-se na Agricultura sendo a maior produtora de camomila da América Latina
O Município de Mandirituba situa-se as margens da BR 116 sentido Sul (Curitiba – Rio Negro), fazendo parte da região metropolitana de Curitiba-Paraná.
A estimativa de 2007 para a população mandiritubense é de 20.645, sendo 12.595 habitantes da Zona Rural e 7.398 habitantes provenientes da Zona Urbana (Censo 2007). O número de eleitores no município é de 14.640 eleitores.
A população é composta de descendentes poloneses, japoneses, ucrainos, italianos, portugueses e nativos. O município possui um distrito administrativo denominado Areia Branca dos Assis. A comemoração municipal é dia 25 de Julho e o padroeiro do município é o Senhor Bom Jesus.
Os limites geográficos do município são: ao norte está localizado Fazenda Rio Grande, ao sul o município de Agudos do Sul, a leste estão os municípios de São José dos Pinhais e Tijucas do Sul e a Oeste está localizado os municípios de Quitandinha, Contenda e Araucária.
O município de Mandirituba possui altitude de 840 metros, longitude de 49º 19”30”W – GR e latitude de 25° 46”00” – Sul. Sua área é de 381,392 km². A distância para a Curitiba, capital do estado do Paraná, é de 45,7 km.
Para o Porto de Paranaguá é de 136 km e do Aeroporto de São José dos Pinhais é de 26 km. O clima é subtropical úmido mesotérmico, de verões frescos e com ocorrências de geadas severas e freqüentes, não apresentando estação seca.
Mandirituba é banhada pelos rios: Rio das Antas, Rio Maurício, Rio das Onças, Rio dos Patos, Rio da Várzea, Rio Cai, Rio Mascate, Rio dos Pintos entre outros.