A Orquestra Sinfônica Jovem de Campo Verde é uma escola gratuita de música que utiliza do ensino de instrumentos de orquestra como ferramenta de cidadania.
A Orquestra Sinfônica Jovem de Campo Verde criada em julho do ano de 2013 tem finalidade educacional, social e cultural, atende crianças e adolescentes oriundos de diversas regiões da cidade e de diferentes classes sociais, definindo a música como uma arte de combinações de sons para obter efeitos expressivos. Desta forma a Orquestra Sinfônica Jovem de Campo Verde tem como perspectiva oferecer melhoria de oportunidades de aprendizagem, de formação ética, estimulando o desenvolvimento sensorial e intelectual, e por consequência seu desempenho pessoal e social, bem como fortalecer o protagonismo juvenil frente à sociedade, despertando nestes alunos o interesse em serem multiplicadores deste projeto na comunidade em que estão inseridos.
O trabalho musical é desenvolvido em alto nível, valorizando a sensibilidade, a criatividade e o desenvolvimento das potências humanas individuais, através da música de concerto e a oferta de um bem estar coletivo através das apresentações. Por meio de um corpo musical ativo de colaboradores locais e do Instituto Ciranda – Música e Cidadania, proporciona-se grande qualidade de aprendizagem para as crianças, adolescente e comunidade em geral do município.
As atividades são permanentes e continuadas e cada aluno tem o acompanhamento durante todo o seu percurso como aluno de um instrumento musical da Orquestra. Cada aluno recebe todo o material didático como métodos, cadernos e partituras, bem como uniforme, instrumento musical e aulas regulares com professores especialistas em suas respectivas áreas, com formação em grandes instituições de ensino musical no Brasil e exterior. Os alunos são distribuídos nas oficinas de coro infantil, flauta transversal, oboé, clarinete, saxofone, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba, percussão sinfônica, violino, viola, violoncelo, contrabaixo e flauta doce.