O Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB) protege uma exuberante floresta localizada
na Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro.
O Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB) protege uma exuberante floresta localizada na Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro. As matas e os mananciais hídricos encontrados dentro dos limites dessa área protegida ajudam a amenizar o clima da região, conhecida pelo forte calor, principalmente na vertente norte, melhorando a qualidade de vida dos moradores do entorno.
Com seus 12.393, 84 hectares e cerca de 80 quilômetros de perímetro, o PEPB é considerado uma das maiores florestas urbanas do mundo, porque está totalmente inserida dentro do município. O Pico da Pedra Branca é seu ponto culminante, com 1.025 metros de altitude, e também o mais alto da cidade. Em seu interior é possível encontrar diversas espécies endêmicas de flora e fauna, algumas ameaçadas de extinção.
O PEPB é um importante remanescente de Floresta Atlântica e pode ser considerado como uma ilha verde localizada na região metropolitana da Cidade do Rio de Janeiro.
Apesar do impacto presente no seu entorno ainda podemos encontrar muitas espécies da fauna que ajudam na manutenção do equilíbrio ecológico de suas matas.
O Núcleo Piraquara fica no final da Rua do Governo, em Realengo. Possui pórtico, guarita, deck e piscina natural, parque infantil, sanitários públicos e uma edificação que hoje abriga, além da administração da unidade, o núcleo de guarda-parques e um posto da
UPAm.