PIBID faz uma articulação entre a educação superior, a escola e os sistemas estaduais CEM Félix Camoa e CEM Florêncio Aires.
A proposta principal deste subprojeto do PIBID é possibilitar o desenvolvimento de atividades práticas de ensino pelo licenciado em computação do IFTO Campus Porto Nacional por meio do acompanhamento da prática docente; exercício da docência acompanhado; bem como, a utilização de ferramentas tecnológicas que poderão ser utilizadas pelos docentes no ensino da computação e de outras disciplinas a exemplo da física e matemática. O subprojeto prevê a execução de 12 ações principais:
AÇÃO 1 Desenvolvimento de objetos de aprendizagem.
AÇÃO 2 Criação da sala de aula modelo.
AÇÃO 3 Oferta de cursos online no Moodle.
AÇÃO 4 Acompanhamento da prática pedagógica no Curso Técnico em Informática da Escola Florêncio Aires.
AÇÃO 5 Exercício da docência acompanhada na escola parceira
AÇÃO 6 Oficinas sobre: Aplicativos educativos para ensino da informática, matemática e física;
AÇÃO 7 Oficinas sobre: Conteúdos da matriz curricular do ensino médio.
AÇÃO 8 Oficinas sobre: Utilização do sistema operacional Linux e ferramentas de escritório gratuitas
AÇÃO 9 Oficinas sobre: Utilização de jogos gratuitos
AÇÃO 10 Oficinas sobre: Ferramenta de ensino e aprendizagem
AÇÃO 11 Oficinas sobre: Inclusão digital
AÇÃO 12 Oficinas sobre: Manutenção preventiva
O projeto conta hoje com 22 estudantes bolsistas, onde 9 estão em atuação na Escola Cem Félix Camoa, sob a supervisão de Rosilde Aires e os outros 13 estão atuando na Escola Cem Florencio Aires, sob a supervisão de Cláudia Andrade e Ercilia Barbosa. A atual Coordenadora do sub-projeto em Computação de Porto Nacional é a Profesora Mayara Kaynne Fragoso Cabral.
Para o Aluno Adriano da cidade de Ponte Alta do Tocantins, região do Jalapão comentou, “é uma grande oportunidade que o projeto apresenta aos estudantes de Licenciatura, quero aprender muito e aplicar os conhecimentos em minha cidade natal que é uma região muito carente”.