Página Oficial da Prefeitura Municipal da Estância Turística de São Luiz do Paraitinga/SP
No dia 8 de maio de 1769, o sargento-mor Manoel Antonio de Carvalho foi nomeado fundador e governador da povoação localizada junto ao Rio Paraitinga, entre as cidades de Taubaté e Ubatuba. O local foi elevado à Vila em 1773 e em 1857 à categoria de Cidade, nomeada, em 1873, como “Imperial Cidade de São Luiz do Paraitinga”. A zona rural foi importante produtora cafeeira até a década de 1880 e a cidade também foi rota de tropeiros que carregavam seus produtos até o litoral. E, pela Lei Estadual nº 11.197 de 5 de julho de 2002, transforma-se em Estância Turística.
No início de 2010, uma grande enchente destruiu e danificou parte do patrimônio arquitetônico da cidade, o mais representativo do período imperial no Estado de São Paulo, porém, a cidade encontra-se perfeitamente apta a receber visitantes que vêm à procura de convívio com a natureza exuberante da zona rural e do Parque Estadual da Serra do Mar, com a culinária caipira e com a rica cultura local, demonstrada no cotidiano dos luizenses e na diversidade das manifestações artísticas.
São Luiz do Paraitinga é berço de personalidades como o renomado médico sanitarista Dr. Oswaldo Cruz, do conceituado geógrafo Aziz Ab'Saber e também do músico e compositor Elpídio dos Santos, parceiro do cineasta Amácio Mazzaroppi.
Cidade festeira, de festas populares sacras e profanas, tais como o original Carnaval de Marchinhas, que recebe milhares de foliões que festejam ao som de músicas de autoria de compositores locais, bem como as tradicionais Festas Religiosas como: Festa de Reis, Festa do Divino Espírito Santo, Festa de São Bendito, Festa de São Luís de Tolosa, Festa de Nossa Senhora do Rosário, Festa de Nossa Senhora das Mercês, Festa de Santa Cecília, além dos conhecidos festivais de música: Festival de Marchinhas Carnavalescas, Festival de Música de Raiz, Festival de Música Junina, entre outros.
ORIGEM DO NOME: Paraitinga é o nome do Rio onde, desde os tempos dos Bandeirantes, havia um posto avançado por onde passavam o café e o ouro mineiro. Ao ser fundada a povoação em 1769, o nome foi São Luís e Santo Antonio do Paraitinga, sendo mudado depois para São Luiz do Paraitinga, quando o padroeiro passou a ser São Luiz, Bispo de Tolosa.
PARAHYTINGA – De origem indígena (da língua Tupi-Guarani): “Águas Claras”
Como Chegar: http://www.saoluizdoparaitinga.sp.gov.br/site/a-cidade/como-chegar/