Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnóstico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste ou a manipulação articular.
A quiropraxista Roselei Adams é graduada pela Universidade Feevale de Novo Hamburgo (RS) e especialista em Saúde do Trabalhador pela
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e está vinculada a Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ 0596).
_____________________________________________________
O que é a QUIROPRAXIA?
A quiropraxia é uma profissão na área de saúde que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas do sistema neuromusculo-esquelético, ou seja, ao tratamento de problemas das articulações, músculos, tendões, nervos e outras estruturas, bem como os efeitos destas alterações sobre a saúde em geral. A quiropraxia trabalha o realinhamento vertebral e articular, visando a um melhor funcionamento do sistema nervoso e do corpo, através de ‘ajustes’ na coluna vertebral.
Quais os principais problemas tratados pela Quiropraxia?
Dores na coluna lombar
Hérnia de disco e dor ciática
Dores no pescoço
Dores de cabeça
Dores e tensão muscular
Problemas nas articulações
DORT/LER
Qual a causa desses problemas?
As atividades comuns do dia a dia, os movimentos repetitivos e posturas viciosas podem fazer com que as articulações do nosso corpo, principalmente da coluna vertebral, percam seu alinhamento ou movimento normal. Isto é chamado de disfunção articular ou complexo de subluxação vertebral. Com o tempo, estas alterações podem afetar as vértebras, músculos e a função do nervo que passa entre as vértebras, além de poder levar a alterações degenerativas como a osteoartrose, por exemplo.
Como é feito o tratamento?
O tratamento é feito com dois objetivos: corrigir e prevenir problemas articulares. Tendo sido feito o diagnóstico, é definido um plano de tratamento apropriado a cada condição. Existem diversas técnicas que foram desenvolvidas para restaurar a movimentação articular. O ajustamento, quando indicado, é muito específico e indolor. Com isto, normalmente, observa-se uma diminuição importante da dor, relaxamento muscular, aumento da mobilidade e restauração da função articular. Técnicas específicas para o tratamento das alterações musculares, como Trigger Points (ou "pontos gatilhos") podem ser empregadas.