Construção da Réplica Igreja Mtz. N.Sra. Lourdes, réplica, igreja matriz Vespasiano, Paróquia N.Sra. Lourdes, réplica igreja nossa senhora de lourdes
A construção da réplica da Igreja Matriz N.Sra. de Lourdes de Vespasiano consiste na reprodução fiel da antiga Igreja de N.Sra. de Lourdes. A área total do terreno compreende 11.188m². De área construída são 518,74m² e de área permeável 7.972,85m².
A área da construção tem posição privilegiada no município, com grande visibilidade seja da cidade, seja da Rodovia MG 10 - Linha Verde - via de acesso de Belo Horizonte ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins/MG.
As igrejas do interior sempre tiveram a característica peculiar de ser uma referência nas cidades. A igreja, a praça da igreja, o largo paroquial foram pontos de encontro certos nos finas de semana e que fazem parte das melhores lembranças de uma vida tranquila, saudável e feliz, no passado. Algumas igrejas foram e são marcos turísticos importantes também.
Com a antiga igreja matriz N.Sra. de Lourdes de Vespasiano/MG, não foi diferente. Imponente, com sua torre de 30m de altura, ampla e no topo de um jardim impecavelmente bem cuidado, a antiga matriz marcou história na cidade. Descobriu-se, por exemplo, que durante o levantamento de informações para a construção da réplica, que a sua torre era o ponto mais alto de Vespasiano e que serviu de referência para a Cimentos Liz, a mais antiga indústria do município, quando da instalação de sua fábrica na cidade.
Diante do crescimento da população e condições prediais precárias, a antiga matriz foi então demolida em 1980, ganhando o local uma igreja com capacidade para mais fieis e arquitetura contemporânea. Com isso, a antiga igreja ganha um número maior de saudosos admiradores, que viram, no fato de sua demolição, uma enorme perda de identidade e referência histórica para a população.
Sabedores do desejo de reconstrução da Igreja, cuja memória é muito viva na vida da cidade e que ainda nos dias de hoje mantém a sua marcante característica de religiosidade, e em comemoração ao Jubileu de 90 anos da Paróquia, o Pároco Municipal, Pe. Lauro Elias de Oliveira, juntamente com o Prefeito Municipal Carlos Moura Murta, acordam em oferecer à população, uma réplica fiel da antiga igreja, atendendo assim, a um pedido de resgate de um bem patrimonial que redefine um marco histórico na vida do município.
Assim, a comissão responsável pela realização da obra está idealizando um marco histórico para a vida da sociedade do município.
A reconstrução da antiga Igreja Matriz muito orgulha o seu idealizador e a comissão, não só pelo resgate de um bem patrimonial, como também devolver à comunidade sua referência. A religiosidade é uma das manifestações mais fortes da população de Vespasiano, assim como a música, o folclore e a poesia. Esta obra permite reproduzir a possibilidade de reviver um agradável passado, culturalmente rico e autêntico que tivemos.
Assistimos com satisfação esse resgate através do projeto "Concertos na Igreja", criado pela Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, iniciado em 2010, que trouxe aos vespasianenses da 'terra', a oportunidade de reviver a latência cultural do seu povo, que até então andava esquecido de quão talentoso e criativo ele é. A música sacra tocada por artistas da cidade, e nas igrejas da cidade, trouxe o renascimento de uma era de pujança artística nos nossos jovens. O sacro, o erudito são revividos pela juventude que, após as missas dominicais, prestigia a arte e a cultura locais.
Portanto, esse é o momento de reviver esse sonho e convidamos você participar dele. É um sonho coletivo e que tem ser tornado real através de um trabalho feito a 4 mãos, e com a participação tão importante desses cidadãos de bem que são os Vespasianenses. Junte-se a nós!