Inaugurado em 13 de Junho de 2012 em Três Rios, O SAMU 192 é um projeto do Governo Federal.
O SAMU 192 é um projeto do Governo Federal, sendo um componente da Rede de Atenção às Urgências e tem por objetivo chegar precocemente as vitimas após ter ocorrido um agravo a sua saúde.
O SAMU 192 faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências desde 2003 e ajuda a organizar o atendimento na rede pública, prestando socorro à população em casos de emergência. m o SAMU 192, o Governo Federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce.
O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de transtorno mental da população.
O SAMU 192 é composto de uma Central de Regulação das Urgências, Base Descentralizada e Unidades Móveis. O município de Três Rios abrigará a Sede Regional com a Central de Regulação que atenderá as cidades da Região Centro-Sul Fluminense. São elas: Areal, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paracambi, Paty dos Alferes, Sapucaia, Três Rios e Vassouras. A maioria terá Bases Descentralizadas com ambulâncias que farão os atendimentos. A Central de Regulação irá atender a chamada telefônica através do número 192 e, posteriormente, passara as informações às bases.
Com esta operacionalidade diminuirá drasticamente o parâmetro de tempo-resposta, ou seja, o tempo adequado tecnicamente transcorrido entre a ocorrência do evento de urgência e emergência e a intervenção necessária.