A empresa atua no ramo do varejo onde atende às tendências e variações de mercado, dominando informações cotidianas das categorias com as quais trabalha.
História
Em 1973 o senhor Manuel Duarte de Lucena migrou de Pernambuco para São Paulo, para conquistar uma melhor condição de vida para sua família. Passou a trabalhar em uma distribuidora de bebidas da Antártica.
Em 1975, nas suas férias resolveu fazer uma visita a sua irmã que morava na cidade de Aquidauana no estado de Mato Grosso região que atualmente se localiza o Mato Grosso do Sul. Senhor Manuel gostou muito da cidade, disse então que quando surgisse uma oportunidade de realizar seu sonho de abrir seu próprio negócio seria naquele local.
No ano de 1976 surgiu à oportunidade de alugar um prédio de uma antiga mercearia que se chamava Casa Caçapava, então ele veio acertou todos os documentos deixou pronto todos os contratos e voltou para São Paulo para então resolver e fazer o acerto em seu emprego.
Setembro de 1976 veio Manuel com seu filho José Fernando Baié de Lucena para dar inícios às atividades do agora Mercado Caçapava.
No ano de 1989 resolveu então expandir o negócio, abrir uma filial, onde dividiu as tarefas com os filhos João Baié de Lucena e Maria Gorett Baié de Lucena e a nora Diolinda da Conceição de Matos Lucena.
Em 1993 surgiu a oportunidade de seu filho João Baié de Lucena e a nora Diolinda da Conceição de Matos Lucena criarem suas independências financeiras, quando então compraram a filial do Mercado Caçapava, mudando então de CNPJ e razão social para Lucena & Matos Ltda.
Começaram então suas atividades com um simples mini–mercado, que pela força do já tradicional nome Caçapava continuou com o mesmo em instalações com um prédio de 180 m² de área de venda. Constituída como uma empresa familiar, a então mão de obra inicial era exercida simplesmente pelos sócios – proprietários João Baié de Lucena e Diolinda da Conceição de Matos Lucena e por mais dois funcionários.
Atualmente a empresa possui quase 900 m² de área de construída, aproximadamente dez funcionários, sendo eles distribuídos em: operador de caixa, repositor de mercadorias, entregador, açougueiro, encarregado de frios e hortifrutigranjeiros.