Grupo Criado por Daniel Ap. Barbosa
Comunidade do Taquari Ponte
Romaria dos Canoeiros e Cavaleiros de Leme
Bairro situado na Rodovia Vicinal Orlando Leme Franco
Interior da cidade de Leme - São Paulo
O Rio Mogi-Guaçu em Leme
O Rio Mogi-Guaçu passa por Leme nos bairros Caju, Ibicatú e Taquari-Ponte. No mês de outubro, quando se é comemorado o dia de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil. Anualmente acontece a Romaria dos Canoeiros e Cavaleiros de Leme e região.
A Romaria dos Canoeiros tem uma história de muito esforço e dedicação dos moradores do Taquari-Ponte. Tudo começou no ano de 1969, no bairro, quando o Sr. Oscar Tischer e sua esposa, Sra. Joana Siqueira Tischer, construíram uma gruta em louvor a Nossa Senhora Aparecida. Na época, o vereador Sérgio A. Antunes ofereceu duas imagens abençoadas trazidas da cidade de Aparecida do Norte. Essa gruta está localizada à margem direita do rio Mogi-Guaçu. Desde a sua construção, os devotos de toda a região passaram a visitá-la e fazerem promessas. Em 1971, Dona Joana precisava fazer uma cirurgia de alto risco. Diante do fato, ela fez uma promessa a Nossa Senhora Aparecida, ali representada pela imagem, de que, se a graça fosse alcançada e tudo corresse bem na cirurgia, faria uma procissão de canoas, levando sua imagem pelo rio Mogi-Guaçú.
No dia 9 de outubro de 1972 foi realizada a primeira romaria, saindo do bairro Cascata e descendo o rio. No ano de 1974, Dona Joana faleceu e seu filho, Guilherme Tischer Neto e sua esposa, Dona Lourdes, deram continuidade ao evento. Nesse ano e no seguinte a romaria só não aconteceu devido ao baixo nível das águas provocado pela escassez das chuvas. A partir do ano de 1975, os cavaleiros do Taquari-Ponte e demais regiões passaram a ir em comitiva, margeando o rio atrás da imagem e dos canoeiros, enfileirados, com seus chapéus sobre o peito em sinal de respeito e devoção. A cada ano que passa mais canoeiros, cavaleiros e devotos comparecem e prestigiam essa tradicional festa lemense.
Romaria dos Canoeiros: sendo o principal evento do Bairro Taquari Ponte,esse evento acontece todos os anos no segundo domingo do mês de outubro. Consiste num percurso de barco de aproximadamente 20Km, saindo do Bairro Ibicatu com chegada de Nossa Senhora de Aparecida no Bairro do Taquari Ponte, onde no final acontece a missa acampal.