Conheça o Vale dos Vinhedos: a rota de enoturismo e única Denominação de Origem de Vinhos no Brasil.
A beleza e o aconchego do Vale, assim como o seu colorido, perfume e romantismo são claramente sentidos pelos visitantes. A primavera, o verão, o outono e o inverno podem ser claramente percebidos devido à explícita transformação do cenário natural. Na primavera e no verão, os vinhedos formam verdadeiros tapetes. Os vales, bordados de parreirais, carregam uvas das mais diversas variedades, que vão dar origem aos vinhos elaborados no Vale dos Vinhedos. Aos poucos, a paisagem vai se transformando. Com a chegada do outono, o cenário ganha tons mais avermelhados. Já no inverno, os dias de neblina nos transportam para um clima europeu. Além desta aquarela de tons, também é possível vivenciar a cultura da uva e do vinho desde o plantio, floração, brotação, colheita e poda. E o ciclo vai se refazendo a cada estação. As mãos dos homens emprestam sabedoria à mãe natureza, perfeita desde a sua essência.
Visitar o Vale dos Vinhedos é fazer uma viagem pelo tempo. Um tempo de evolução, conquistas e muito trabalho. Os 130 anos da imigração italiana podem ser revividos em cada detalhe do Vale, principalmente através das antigas pipas de madeira que dividem espaço com adegas equipadas com modernos tanques de aço reluzente. O saudoso vinho do nono, ainda presente na cultura familiar, deu espaço a vinhos mais nobres, que adormecem e envelhecem até atingir o amadurecimento ideal para competir no mercado exigente de apreciadores da bebida dos deuses. Se antes a uva era amassada com os pés, hoje ela passa por máquinas de última geração sem perder a qualidade.
E o tempo foi passando. Mesmo sendo um país jovem na elaboração de vinhos, o Brasil foi ganhando espaço no cenário mundial devido à qualidade de seus produtos. Fortes investimentos foram feitos nas áreas da viticultura e enologia. O pensamento sempre esteve voltado para o futuro, mas os pés mantiveram-se firmes no presente.
A Indicação de Procedência Vale dos Vinhedos, conquistada em 2001, foi o salto que faltava para a região ser reconhecida pela qualidade de seus produtos. A conquista tornou-se garantia de origem com qualidade do Vale dos Vinhedos, sendo a primeira região do Brasil a obter uma indicação geográfica.
Cada garrafa aprovada e identificada com o Selo de Controle confirma e distingue a exuberância de um vinho que, antes da marca, fica reconhecido pela procedência de uma região demarcada com um nome que passa a ser, também, um novo símbolo: Vale dos Vinhedos.