Mudas de Seringueira e Cacau com alto padrão de qualidade.
Por que investir na seringueira?
Devida à qualidade da sua borracha que combina leveza, elasticidade, resistência à abrasão e à corrosão, impermeabilidade a líquidos e gases, isolamento elétrico, bem como capacidade de adesão ao tecido e ao aço, faz com que ela tenha características únicas, sendo empregada, principalmente, na confecção de equipamentos cirúrgicos, preservativos, pneus de veículos e aviões.
Embora a borracha natural, em alguns poucos casos, possa ser substituída pela borracha sintética, é impossível se produzir quimicamente um polímero com as mesmas qualidades da Borracha Natural.
A indústria de pneumáticos consome aproximadamente 80% da borracha natural produzida no mundo. Nesse sentido, a produção de borracha natural se torna imprescindível na fabricação de uma série de artefatos de suma importância na vida do homem moderno, em praticamente todos os países, Estados e municípios.
O País para desenvolver, necessita de ferro, aço e borracha. Sendo a borracha considerada o alicerce do progresso da humanidade.
A seringueira é uma das plantas que mais sequestra o carbono da atmosfera por meio da fotossíntese no processo de constituição de seu tronco, galhos e folhas, mas principalmente na produção do látex, contribuindo significativamente com a neutralização dos Gases de Efeito Estufa (GEE's).
Um hectare de seringueira, onde se planta em média 500 árvores, retira da atmosfera até 1,4 toneladas de CO2e em um ano.
A seringueira nutre o solo, recuperando áreas degradadas pelo pasto ou outras práticas agrícolas, inclusive em terrenos com até 35% de declividade.
Por ser uma cultura perene, com produção durante 11 meses no ano e por mais de 40 anos, não necessita de manutenção intensiva e fixa o homem no campo com emprego para toda a família, evitando o êxodo rural.
A borracha natural é o segundo produto agrícola de maior peso negativo na Balança Comercial brasileira (o Brasil produz 30% da sua necessidade e importa cerca de 70%).
No contexto mundial, projeções indicam que o consumo crescerá mais que a produção e alguns especialistas estimam que no ano de 2020 o consumo de borracha natural será de 9,71 milhões de toneladas para uma produção de 7,06 milhões de toneladas. Neste sentido, a renovação de seringais antigos e o incremento de novos, além da manutenção de um preço favorável da borracha natural no mercado internacional, são medidas que devem ser adotadas para suprir o déficit da mesma no Brasil e no mundo.
Se o Brasil conseguisse produzir na proporção de Borracha Natural que importa, seriam gerados cerca de 40 mil empregos diretos no meio rural.
O uso de culturas intercalares em seringais é uma forma racional de ocupação das entrelinhas, pois a maior parte do solo sob seringais fica desprotegida durante a maior parte do período de imaturidade da cultura.
Neste cenário as vantagens são observadas, tais como:
• Melhor distribuição de renda durante o ano;
• Redução do período de imaturidade da seringueira;
• Otimização da mão de obra;
• Melhor aproveitamento da terra;
• Maior lucratividade por unidade de área.